Nomeada em 13 de fevereiro de 2014, a Comissão de Resíduos da UNIFESP - Campus São José dos Campos é um grupo misto, composto por docentes e técnicos administrativos, que tem por objetivos:
- Promover a educação ambiental na UNIFESP de modo que os procedimentos de descarte dos resíduos sólidos e líquidos (químicos e biológicos), nos setores acadêmicos e de pesquisa, sejam seguros e estejam em conformidade com a legislação vigente;
- Racionalizar o consumo de material, evitando desperdícios, e maximizar a segregação dos resíduos recicláveis;
- Dar suporte ao gerador de resíduos, informando sobre práticas seguras em laboratório e normas ambientais, de acordo com a lei Nº 12.305, de 2 de Agosto de 2010 que Institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos; altera a Lei no 9.605, de 12 de fevereiro de 1998 e dá outras providências e normas para resíduos liquidos;
- Elaborar e padronizar normas para o recolhimento, manipulação, armazenamento, gerenciamento, tratamento, recuperação e transporte dos resíduos químicos e biológicos gerados nas unidades da UNIFESP Campus São José dos Campos.
A Comissão de Resíduos se reune periodicamente, com a meta de planejar, implantar, manter e otimizar todas as suas ações dentro do Campus.