NOTÍCIAS

Time de Jovens Universitários de São José dos Campos Teve Participação Relevante em Evento Nacional

img1

Leia mais...

Doutor pelo PPG-PO Unifesp-ITA, Felipe Simoyama, Recebe Prêmio Checcini de Melhor Tese de Doutorado do ITA em 2023

prêmio felipe2

 

Leia mais...

Líder do Projeto Ativamente da Enactus Unifesp SJC é Selecionada para o TOP10 "Universitário do Ano" da Enactus Brasil

Leia mais...

Enactus Unifesp SJC Coloca Dois Projetos Como Finalistas em Competição de Destaque

O time Enactus Unifesp SJC faz parte de uma organização de jovens universitários dedicada a melhorar o mundo através da ação empreendedora.

photo 2024 05 13 00 01 36

Foto do time durante uma reunião geral. (Fonte: Enactus Unifesp SJC)

Leia mais...

3º Tech Talks STI-Unifesp

Programa preliminar - 3º Tech Talks STI-Unifesp

3º edição do evento online sobre tecnologia e inovação está com inscrições abertas até o dia 29 de abril de 2024

 

Leia mais...

INFORMES

Edital de chamamento - coleta seletiva cidadã (resíduos recicláveis e reutilizáveis)

Veja o edital aqui

Edital Tutoria UNIFESP-INPE 2024/2

 

Leia mais...

PLANOS DE ENSINO DAS UC OFERECIDAS NO 2º SEMESTRE DE 2024

Leia mais...

Processo Seletivo de Monitores(as) para UCs de Matemática do ICT/Unifesp - 2º semestre de 2024

Leia mais...

Programa de Orientação Acadêmica (POA)

Leia mais...

Informe sobre reunião com o secretário de transportes

Conforme anunciado ocorreu hoje uma reunião entre o secretário de transportes de SJC, acompanhado por vários assessores, e os diretores do Parque Tecnológico, da FATEC e da Unifesp. Logo no início apresentei o artigo confeccionado pelos estudantes do ICT Júlio Graves e Laís Tsujimoto L. R. e pela professora Elizete Kunkel que identificou a necessidade da criação de uma nova linha de ônibus, expressa, que ligue o parque tecnológico de São José dos Campos à Zona Sul. 
 
Em seguida o secretário apresentou uma proposta de alteração do transporte público para o Parque Tecnológico:
 
1. Será mantida a linha semi-expressa com dois horários no início da manhã (Centro-Parque) e dois horários no fim da noite (Parque-Centro). O secretário disse que isso era uma conquista e não seria retirada. No final da reunião os assessores disseram que um dos horários teria que ser cortado, mas frente ao imediato protestos dos diretores da FATEC, Unifesp e Parque Tec, voltaram atrás e as linhas foram mantidas.
 
2. A linha 200 seria substituída por um circular que ligará a Unifesp/Fatec/Parque Tec. a um ponto de integração na entrada de Eugênio de Mello (em frente ao restaurante Jequitibá). Segundo o secretário nesse ponto já passam ônibus de 20 em 20 minutos. O circular passaria na frente da Unifesp de 25 em 25 minutos. A secretaria argumentou que esse sistema é melhor do que o atual por diminuir muito o tempo de espera dos usuários, acabando com as grandes janelas hoje existentes. 
 
Esse novo sistema deve ter início no dia 3 de agosto. Haverá uma campanha informativa sob a responsabilidade da secretaria. Eu perguntei se seria possível uma consulta à comunidade antes de sua implantação. Foi argumentado que o resultado seria negativo.
 
Durante a reunião eu também perguntei se o prefeito não iria reapresentar o projeto que concedia passe livre aos estudantes - ele apresentou esse projeto em janeiro desse ano, mas retirou alguns dias depois. Não houve uma resposta clara, mas dada a argumentação contrária ao projeto por parte dos representantes da prefeitura eu entendi que não.
 
Minha (breve) opinião: 
 
1. Como eu já disse recentemente aos estudantes numa palestra sobre greve, só haverá avanços significativos no transporte público se houver uma ampla mobilização estudantil. Vide o passe livre, em vigor em São Paulo e em várias cidades do país justamente por conta da mobilização da juventude. O discurso antes de junho de 2013 era que o passe livre era inviável. Com medo do retorno das mobilizações em janeiro de 2015 diversos governantes concederam o passe livre a um setor estudantil, evidenciando a viabilidade desse direito.
 
2. A proposta de mudança no transporte apresentada tem a vantagem de diminuir os intervalos de partida e chegada, mas tem a desvantagem da necessidade da baldeação nos horários não atendidos pela linha semi-expressa.. 
 
Por fim, sugiro, para uma maior eficácia, que comentários e propostas sejam enviados diretamente ao secretário Luiz Macelo, que é muito aberto ao diálogo: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..
 
Obs. No dia 2 de julho ocorrerá uma reunião com a EMTU para tratar do transporte intermunicipal. O ICT requisitará que ônibus oriundos de cidades como Jacareí e Caçapava passem na Unifesp/FATEC. 
 
Leduíno, 30 de junho de 2015