NOTÍCIAS

Time de Jovens Universitários de São José dos Campos Teve Participação Relevante em Evento Nacional

img1

Leia mais...

Doutor pelo PPG-PO Unifesp-ITA, Felipe Simoyama, Recebe Prêmio Checcini de Melhor Tese de Doutorado do ITA em 2023

prêmio felipe2

 

Leia mais...

Líder do Projeto Ativamente da Enactus Unifesp SJC é Selecionada para o TOP10 "Universitário do Ano" da Enactus Brasil

Leia mais...

Enactus Unifesp SJC Coloca Dois Projetos Como Finalistas em Competição de Destaque

O time Enactus Unifesp SJC faz parte de uma organização de jovens universitários dedicada a melhorar o mundo através da ação empreendedora.

photo 2024 05 13 00 01 36

Foto do time durante uma reunião geral. (Fonte: Enactus Unifesp SJC)

Leia mais...

3º Tech Talks STI-Unifesp

Programa preliminar - 3º Tech Talks STI-Unifesp

3º edição do evento online sobre tecnologia e inovação está com inscrições abertas até o dia 29 de abril de 2024

 

Leia mais...

INFORMES

Edital de chamamento - coleta seletiva cidadã (resíduos recicláveis e reutilizáveis)

Veja o edital aqui

Edital Tutoria UNIFESP-INPE 2024/2

 

Leia mais...

PLANOS DE ENSINO DAS UC OFERECIDAS NO 2º SEMESTRE DE 2024

Leia mais...

Processo Seletivo de Monitores(as) para UCs de Matemática do ICT/Unifesp - 2º semestre de 2024

Leia mais...

Programa de Orientação Acadêmica (POA)

Leia mais...

Saudação à Semana Empresarial

 

Aprendi com o brilhante professor Brito Cruz, atual diretor científico da Fapesp, e que foi meu professor de laboratório de física 3 na Unicamp em 1995, quando ele era diretor do IFGW-Unicamp, a seguinte citação de uma entrevista do ex-pró-reitor de pesquisa da Universidade de Stanford e ex-presidente do Conselho de Ciência e Tecnologia da Califórnia, prof. Robert Byer, à revista Photonics Spectra:

 “Qual o papel da Universidade de Stanford no boom do Silicon Valley?”

Existe o mito de que a tecnologia de Stanford fez o sucesso do Silicon Valley. Entretanto, uma pesquisa em três mil pequenas empresas no Vale concluiu que apenas uma em cada vinte delas usou tecnologia de Stanford, direta ou indiretamente. A contribuição de Stanford para o Silicon Valley foi educar estudantes muito talentosos.”

Gosto muito dessa citação, pois ela é didática: a contribuição em escala que a universidade pode e deve dar à sociedade é a formação de jovens talentosos, com conhecimento e criatividade. É isso que temos buscado no ICT-Unifesp a cada dia por meio do desenvolvimento de dezenas de projetos de pesquisa de ponta, diversos projetos de extensão, seis cursos de pós-graduação, sendo quatro doutorados, e sete cursos de graduação com projetos pedagógicos que permitem ao estudante, com base em sua vontade e aptidão, formar sua matriz curricular ancorada na interdisciplinaridade e na convergência de saberes. Não por acaso o Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia é um dos pilares do ICT.

Outro pilar do campus é a relação universidade-setor produtivo, principalmente por propiciar ao estudante o contato e a vivência com a inovação tecnológica e o empreendedorismo. A parceria universidade-empresa é para o estudante de ciência e tecnologia/engenharia o que um hospital universitário é para os estudantes de medicina e enfermagem.( veja também https://www.unifesp.br/campus/sjc/palavra-do-diretor/1091-o-nit-e-a-formacao-de-jovens-inovadores.html)

São por esses motivos que saúdo a Semana Empresarial que está sendo organizada pela empresa júnior ECTM Jr. dos estudantes do ICT-Unifesp. Vale a pena conhecer e participar: http://bit.ly/1M6cbV1

Termino com uma frase que sempre falo, quando tenho oportunidade, ao empresários da região: contratem nossos talentosos estudantes, vocês não se arrependerão!

 

Leduíno

30 de outubro de 2015