Programação do Debate de 26 de agosto

Participantes do Debate da versão Preliminar do Projeto Político Pedagógico do Curso de Arquitetura e Urbanismo da Unifesp – Instituto das Cidades – Campus Zona Leste

Link para os Documentos do Debate:

1. Projeto Político Pedagógico do Curso de Arquitetura e Urbanismo
  2. Tabela Comparativa de cursos de Arquitetura e Urbanismo

10 as 13h – Debatedores do período da manhã:

Alexandre Delijaicov, Professor de Projeto na FAU USP, coordenador do Grupo de Pesquisa em Projeto de Arquitetura de Equipamentos Públicos e ex-funcionário do Escritório Público EDIF, da Prefeitura de São Paulo, coordenador do projeto dos CEUs na gestão 2001-2004.

Anderson Kazuo Nakano, Urbanista, doutor em Demografia pela Unicamp, foi Gerente de Projetos do Ministério das Cidades, técnico senior do Instituto Pólis e diretor do Departamento de Urbanismo da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano da Prefeitura de São Paulo (2013-2014).

Guilherme Wisnik , Professor de História na FAU USP, curador da X Bienal de Arquitetura, é vice-diretor do Centro Universitário Maria Antonia, atuando em programas de Cultura e Extensão Universitárias e autor de diversos livros e artigos sobre arquitetura e urbanismo,

João Marcos Lopes, Professor do Instituto de Arquitetura e Urbanismo da USP em São Carlos, doutor em Filosofia pela UFSCar, Pró-Reitor adjunto de Cultura e Extensão da USP, ex-coordenador da assessoria técnica Usina.

Maria Amélia Devitte Ferreira D´Azevedo Leite, doutora pela FAU USP com tese intitulada “A Aprendizagem Tecnológica do Arquiteto”. Foi professora da Faculdade de Belas Artes e da FAU PUC-Campinas, e coordenadora por oito anos do Laboratório do Habitat da FAU PUC-Campinas.

Reginado Ronconi, Professor de Tecnologia na FAU USP, onde é coordenador do Canteiro Experimental A.D. Battaglia e do Laboratório de Culturas Construtivas, ex-coordenador do Programa Funaps Comunitário (gestão 1989-1992) e da assessoria técnica Gama.

Taís Reis, Estudante do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Presbiteriana Mackenzie e diretora da regional São Paulo da Federação Nacional das e dos Estudantes de Arquitetura e Urbanismo do Brasil na gestão de 2014-2015.

14 as 17h – Debatedores do período da tarde:

Ana Maria Reis de Goes Monteiro, Professora do curso de Arquitetura e Urbanismo da Unicamp, onde foi coordenadora da graduação. Desde 2012 é diretora da ABEA - Associação Brasileira de Ensino de Arquitetura e Urbanismo.

Daniela Fajer. Estudante do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Presbiteriana Mackenzie e diretora da regional São Paulo da FENEA, onde também contribuiu na diretoria de Ensino, Pesquisa e Extensão na gestão de 2014-2015.

Evaniza Rodrigues, Coordenadora da União de Movimentos de Moradia e do Movimento Sem-Terra Leste 1, ex-assessora da Presidência da Caixa Econômica Federal, assistente social e mestre em arquitetura e urbanismo com pesquisa sobre o programa Minha Casa, Minha Vida.

Joan Villà, arquiteto e professor da Universidade Presbiteriana Mackenzie e da Escola Belas Artes. Foi integrante do antigo Laboratório de Habitação do curso de arquitetura da Belas Artes e coordenador do NUDECRI da Unicamp. É autor de inúmeros projetos, com destaque para os de habitação econômica com pré-fabricação leve.

Natacha Rena, Professora da Faculdade de Arquitetura da UFMG, doutora em Comunicação e Semiótica pela PUC São Paulo, Coordenadora Centro de Extensão da Escola de Arquitetura da UFMG, do Grupo de Pesquisa INDISCIPLINAR e do Programa DESEJA.CA - Desenvolvimento Sustentável e Empreendedorismo Solidário no Jardim Canadá.

Todos os encontros ocorrerão no auditório do 4o andar da Reitoria da Unifesp.
Av. Sena Madureira, 1500. Vila Mariana, São Paulo-SP