Programação Debate 23 de Setembro

Participantes do Debate da versão Preliminar do Projeto Político Pedagógico do Curso de Geografia ( Bacharelado e Licenciatura)da Unifesp – Instituto das Cidades – Campus Zona Leste

Link para os Documentos do Debate:

1. Comparativo entre cursos de Bacharelado em Geografia no Brasil
  2. Comparativo entre cursos de Bacharelado em Geografia no Exterior
  3. Comparativo entre cursos de Licenciatura em Geografia no Brasil
  4. Projeto Político Pedagógico do Curso de Licenciatura em Geografia
  5. Projeto Político Pedagógico do Curso de Bacharelado em Geografia

10 as 13h – Debatedores do período da manhã:

Angela Katuta. Professora da Universidade Federal do Paraná-Setor Litoral. Tem mestrado em Desenvolvimento Regional e Planejamento Ambiental pela UNESP, doutorado em Geografia (Geografia Física) pela Universidade de São Paulo Tem experiência e publicações na área de Educação, com ênfase em formação de professores (inicial e continuada), educação do campo, ensino de Geografia e cartografia para escolares.

Diamantino Alves Pereira. Professor da EACH-USP, mestrado em Geografia (Geografia Humana) pela Universidade de São Paulo e doutorado em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Atua nos seguintes temas: análise espacial, espaço da produção e do trabalho, relações cidade campo, Agricultura e meio ambiente, didática da geografia e Aprendizagem Baseada em Problemas.

Fábio Bitioli Contel. Professor do Departamento de Geografia da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Geografia Humana, atuando principalmente nos seguintes temas: usos do território, geografia urbana, sistema bancário e financeiro brasileiros, internacionalização da educação superior.

María Mónica Arroyo. Professora do Departamento de Geografia da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Geografia Humana, com ênfase em Geografia Econômica, atuando principalmente nos seguintes temas: globalização, regionalização, América Latina, Mercosul, uso do território, fronteiras e comércio internacional.

Ruy Moreira. Professor em Geografia da Universidade Federal Fluminense e professor visitante da FFP-UERJ. Tem mestrado em Geografia pela UFRJ e doutorado em Geografia Humana pela USP. Áreas de atuação: entrelace das questões de teoria, método, epistemologia e ontologia da Geografia e sua aplicação à análise da geografia do Brasil, tomando esse combinado à luz do eixo homem-espaço-natureza enquanto base metabólica e sentido de geograficidade da estruturação geográfica das sociedades nos diferentes lugares e tempo.

14 as 17h – Debatedores do período da tarde:

Adriana Maria Bernardes. Professora da Universidade Estadual de Campinas. Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Geografia Humana, atuando principalmente nos seguintes temas: urbanização brasileira, metropolização, redes de informações, usos do território e planejamento urbano-regional. É Editora Chefe do Boletim Campineiro de Geografia (2012-2014).

Carlos de Almeida Toledo. Professor do Departamento de Geografia da Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo, mestrado e doutorado em Geografia Humana pela USP . Atua nos seguintes temas: Território, Região e Estado nacional, Migrações, Mobilidade do Trabalho, Crítica da Economia Política e Imperialismo.

Douglas Santos. Professor visitante na Universidade Federal do Grande Dourados. Tem mestrado em Geografia Geografia Humana (USP) e doutorado em Ciências Sociais (PUC-SP). Atua nos seguintes temas: discurso geográfico, ensino de geografia, geografia e cultura. Professor convidado da Universidade Pedagógica de Moçambique (Faculdade de Ciências Sociais).

Marcos Bernardino de Carvalho. Professor da EACH USP, doutor em Ciências Sociais pela PUC SP, com pós-doutorado realizado no Departamento de Geografia Humana da Universidade de Barcelona (2007). Atua principalmente nos seguintes temas: geografia, abordagens integradas (socioambientais), ensino de geografia, sociedade/meio ambiente, epistemologia e história da ciência geográfica e das ciências sociais.

Ricardo Mendes Antas Jr. Professor do Departamento de Geografia da Universidade de São Paulo, na cadeira de Geografia Urbana. Tem experiência na área de Geografia Humana, pesquisando principalmente nos seguintes temas: reestruturação urbana e refuncionalização do espaço, hegemonia corporativa, soberania de Estado, pluralismo jurídico, globalização e complexo industrial da saúde. É Editor da Revista Geousp: espaço e tempo.

Todos os encontros ocorrerão no auditório do 4o andar da Reitoria da Unifesp.
Av. Sena Madureira, 1500. Vila Mariana, São Paulo-SP