Ana Nemi
Bruno Comparato
Enumeramos algumas ações nas quais o CAAF pretende trabalhar:
- Criar no Brasil um grupo de pesquisa acadêmica que permita aplicar os conhecimentos das técnicas de antropologia forense nas políticas de defesa dos direitos humanos e de fortalecimento da democracia. Neste sentido, espera-se formar recursos humanos em perspectiva multidisciplinar, estruturar cursos para a comunidade acadêmica e promover o debate e a publicação de trabalhos especializados na área.
- Treinar e formar profissionais capacitados para desenvolver os trabalhos aqui especificados por meio de constante diálogo com a sociedade civil.
- Colaborar com as reivindicações de familiares de mortos e desaparecidos do regime militar e do presente, de maneira a facilitar o direito à verdade e à justiça.
- Criar mecanismos para dar enraizar os processos de recuperação e identificação de mortos e desaparecidos para além do mandato das Comissões da Verdade e considerando os interesses civis do tempo presente.
- Colaborar com estabelecimento de vínculos entre os membros da equipe, os familiares e os órgãos da administração pública vinculados com a defesa dos direitos humanos.
- Colaborar para o desenvolvimento de técnicas de análise genética e de criação de bancos de dados de DNA para trabalhos de identificação atuais e futuros.
- Colaborar para a proteção dos locais de guarda das ossadas, como cemitérios oficiais e clandestinos, como no caso de Perus, e de sítios arqueológicos, assim como dos bancos de DNA e dos arquivos que forem formados no âmbito dos seus trabalhos.
- Colaborar para a construção de evidências e relatórios forense para futuras investigações e possíveis julgamentos na busca por justiça.
- Organizar suporte psicológico para vítimas e familiares de vítimas de violação de direitos humanos, considerando sua proteção, integridade e o sigilo necessário.
- Colaborar para a criação de programas de proteção a testemunhas.
- Colaborar para a incorporação de protocolos forense internacionais no processo de investigação e de identificação.