UNIFESP participa do “VI National Workshop on UI GreenMetric for Universities in Brazil”

GreenMetric UFMS

Nos dias 14 e 15 de setembro, a Universidade Federal de São Paulo, representada pelo Departamento de Gestão Ambiental da Unifesp, vinculado à Pró-Reitoria de Administração, participou do VI National Workshop on UI GreenMetric for Universities in Brazil, realizado na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, na capital Campo Grande.

Este evento contou com a participação de diversas Instituições de Ensino Superior (IES) federais de todo o Brasil e buscou promover o intercâmbio técnico de experiências de gestão ambiental e de iniciativas sustentáveis entre as IES participantes, incentivando a submissão dos indicadores do GreenMetric e no desenvolvimento da cultura da sustentabilidade nestas instituições.

O representante do GreenMetric Brasil, Tadeu Malheiros, contextualizou os desafios globais relacionados à implementação da cultura de sustentabilidade nas IES. E neste momento houve a abertura de mesas temáticas, cujo objetivo consistiu em apresentar e discutir as boas práticas de sustentabilidade implementadas nas IES federais nas áreas de infraestrutura, transporte, energia, água, resíduos e educação e pesquisa.

Além de mesas redondas temáticas, o evento foi composto por palestras, visitas técnicas e submissão de resumos.  No que tange à submissão de resumos, as IES participantes deveriam submeter seus respectivos resumos em uma das sete áreas temáticas: i) Configuração e infraestrutura; ii) Energia e Mudanças Climáticas; iii) Resíduos; iv) Água; v) Transporte; vi) Educação e Pesquisa; vii) Gestão.

O DGA, foi representado pelo servidor Dr. Marcus Arantes, que teve seu resumo "Promoção de boas práticas de sustentabilidade em Instituições de Ensino Superior por meio da Educação Ambiental Formal e Não Formal: Estudo de caso Universidade Federal de São Paulo" aprovado nos anais do evento e apresentado no dia 15.

Nesse evento também ocorreu o lançamento Rede Brasileira de Instituições de Ensino Superior para o Desenvolvimento Sustentável (UniSustentável). Esta Rede configura-se como o projeto que visa promover um ambiente de cooperação, intercâmbio e comunicação entre as IES participantes, com o propósito de contribuir para a construção de uma sociedade mais sustentável.

O próximo Workshop tem a previsão de ser realizado em setembro de 2024 na Universidade Federal de Santa Catarina.