Clifford Andrew Welch

Possui bacharelado em American Studies pela University of California em Santa Cruz (1979), mestrado em História pela University of Maryland em College Park (1985) e doutorado em História pela Duke University (1990). Atualmente está afastado de sua posição como professor adjunto II da História do Brasil Contemporâneo no Departamento de História da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo - Escola de Filosofia, Letras e Ciencias Humanas em Guarulhos, para realizar um Estágio Sênior da CAPES na Universidade de Califórnia - Santa Cruz durante o ano 2014. Na UNESP - Universidade Estadual Paulista - Campus de Presidente Prudente, trabalhou de 2003 a 2005 como Professor Visitante Estrangeiro da CAPES (PVE), professor colaborador (2007-2009) e foi credenciado no Programa de Pós-Graduação em Geografia, integrado como pesquisador do NERA - Núcleo de Estudos, Pesquisas e Projetos de Reforma Agrária e membro da Cátedra UNESCO em Educação do Campo e Desenvolvimento Territorial. Foi PVE da CAPES também nos programas de pós-graduação em Ciências Sociais e História da Pontificia Universidade Católica de São Paulo de 2003 a 2005 e no Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade de São Paulo. Suas principais publicações estão na área da História Social do Campo, com ênfase na História do Brasil Republicano, e pesquisas nos seguintes temas: História do Trabalho, História Agrária, História das Relações Internacionais, História dos Estados Unidos, História Oral, Movimentos Sociais no Campo, Campesinato, Desenvolvimento Territorial e Geografia Agrária. Desde que defendeu sua tese em 1990, ministrou disciplinas de graduação e pós-graduação principalmente sobre a História da América, tais como a História da América Independente, História do Brasil, Relações Interamericanos, Escravidão comparada, Revolução comparada, Historiografia e Metodologia. Além de trabalhar como professor e pesquisador, atua como tradutor, consultor, parecerista e coordenador de projetos, como a organização do acervo documental do MST - Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (NEAD) e de cooperação internacional (CAPES). Empregos antigos incluem trabalho como peão, estivador, marinheiro e carpinteiro. Foi professor doutor efetivo no Departamento de História da Grand Valley State University, no Estado de Michigan, nos EUA, de 1990 a 2009, com afastamentos autorizados para trabalhar no Brasil.

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Cláudia Regina Plens

Arqueóloga, Porfessora Adjunta no Curso de História da Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP - Campus Guarulhos. Bacharel em Arqueologia pela Universidade Estácio de Sá (UNESA). Mestre e doutora em Arqueologia pelo Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade de São Paulo (MAE-USP). Doutorado Sanduíche pela Universidade de York, UK. Durante a universidade tive iniciação científica com material osteológico humano do período pré-colonial. No mestrado trabalhei com o tema de Arqueologia Histórica, onde pesquisei a Vila de Paranapiacaba, construída no século XIX, no município de Santo André, SP. No doutorado, voltei a trabalhar com o tema da Arqueologia pré-colonial com o estudo do processo de formação dieta e alimentação de sambaquieiros fluviais do Vale do Ribeira de Iguape, SP. Atualmente leciono disciplinas relacionadas a Arqueologia Histórica, Cultura Material e Patrimônio na UNIFESP/Guarulhos e Arqueologia da Dieta e Alimentação no (MAE-USP).

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Antonio Simplicio de Almeida Neto

Possui Bacharelado (1987) e Licenciatura (1989) em História pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUCSP (1987), Mestrado (1996) e Doutorado (2002) em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo - FEUSP, áreas de Didática e História da Educação e Historiografia, respectivamente. Atualmente é professor da Universidade Federal de São Paulo, campus Guarulhos, curso de História. Tem experiência na área de História, com ênfase em Ensino de História e História da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de história, formação de professores, educação e ensino, história, memória, representação e cultura escolar.

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Bruno Guilherme Feitler

Possui graduação em História - Université de Paris Sorbonne - Paris IV (1996), mestrado em História - Ecole des Hautes Etudes en Sciences Sociales (1997) e doutorado em Histoire et civilisations - Ecole des Hautes Etudes en Sciences Sociales (2001). Atualmente é professor adjunto de História Moderna da Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Unifesp e professor colaborador do Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal da Bahia, atuando principalmente nos seguintes temas: Inquisição, Igreja catolica, cristãos-novos, judeus e pernambuco holandês.

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Andrea Slemian

Mestre (2000) e Doutora (2006) em História pela Universidade de São Paulo. Professora visitante da Universitat Jaume I, Espanha (2010) e no Instituto Tecnologico Autonomo do Mexico (ITAM). Professora Adjunta da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). É especialista em História do Brasil, com ênfase em História Política e do Direito, justiça e relações mercantis (séculos XVIII e XIX), Independência e formação do Estado nacional. É co-editora da Revista Eletrônica Almanack (www.almanack.unifesp.br).

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