Apresentação

Em funcionamento desde março de 2011, o Campus Osasco introduziu os cursos de graduação em Administração, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas e Relações Internacionais, que já passaram pelo processo avaliatório do MEC e foram reconhecidos com bons resultados. Em 2013 foi também implantada a graduação em Ciências Atuariais.

A unidade universitária do campus denomina-se Escola Paulista de Política, Economia e Negócios (EPPEN), na qual estão matriculados 1.192 estudantes nas turmas de período integral e noturno. Seu projeto pedagógico inovador inclui uma área interdisciplinar e multiprofissional, denominada eixo comum, que contribui para a formação cidadã e profissional de seus estudantes.

Em 2013 a EPPEN implantou o primeiro programa de pós-graduação stricto sensu, em nível de mestrado profissional, na área de Gestão de Políticas e Organizações Públicas. Na modalidade a distância, oferece ainda dois programas de pós-graduação lato sensu (especialização), por meio da Universidade Aberta do Brasil: Gestão Pública (com 350 vagas) e Gestão Pública Municipal (com 400 vagas).

Formado por 80 profissionais em exercício, o corpo docente da EPPEN – em sua grande maioria – possui titulação de doutorado e obedece ao regime de dedicação exclusiva. Desde a implantação do campus, foram desenvolvidos 72 projetos de iniciação científica, 48 deles por meio do PIBIC-CNPq e 24 com o apoio do programa Jovens Talentos para a Ciência-Capes. Atualmente são mantidos dez projetos de extensão.

A EPPEN está instalada em prédio cedido (até 2030) pela Prefeitura Municipal de Osasco e Fundação Instituto Tecnológico de Osasco (FITO), mas deverá ocupar prédio próprio a ser construído em terreno de 211 mil metros quadrados, localizado no bairro de Quitaúna e adquirido em 2008. A conclusão das obras da primeira unidade está prevista para 2019.

Embora o projeto das novas edificações em Quitaúna apresente-se como uma promessa qualitativa na infraestrutura, o prédio atual, situado na rua Angélica, tem recebido benfeitorias e reúne as condições básicas para o funcionamento dos cursos nele instalados. A biblioteca possui acervo com mais de cinco mil livros e terminais para consulta às seguintes bases de dados: ArtStor, Early English Books Online, GALE - Cengage Learning e portal de periódicos Capes. Todas as salas de aula estão equipadas com datashow, computador conectado à rede e tela de projeção, estando disponíveis aos docentes salas exclusivas para reunião e atividades de orientação. De sua parte, os estudantes podem utilizar o laboratório de informática – com 55 computadores – e um amplo espaço de estudos, onde estão instaladas 71 seções com divisórias para acomodação individual, cinco salas de reunião e nove compartimentos dotados de computadores conectados à internet.

A EPPEN registra, por fim, uma ativa participação estudantil em organizações como o Diretório Acadêmico XIV de Março, a Associação Atlética Acadêmica Unifesp-Osasco e a Empresa Júnior (EPPEN Júnior).