XX Fórum de Análise de Conjuntura: a conjuntura latino-americana: instabilidade e resistência

XX FORUM DE ANÁLISE E CONJUNTURA 13 08 (3)
O Fórum de Análise de Conjuntura é um dos eventos mais tradicionais da FFC-UNESP. Organizado pelo grupo de pesquisa Estudos da Globalização, pelo Instituto de Estudos Econômicos Internacionais da UNESP, e pelo Departamento de Relações Internacionais da EPPEN-UNIFESP (Campus de Osasco), o evento discutirá a conjuntura latino-americana a partir de uma perspectiva crítica e interdisciplinar

O intuito é debater a crise política, econômica e social desencadeada pela pandemia de Covid 19, com atenção para o caso brasileiro e tendo como pano de fundo a persistência da crise estrutural do capitalismo global e o mundo multipolar que parece se consolidar como um dos resultados da referida crise. A discussão da conjuntura pode contribuir para o entendimento dos problemas estruturais da economia e da sociedade. Existe caudalosa bibliografia sobre o tema. Ademais, não há dúvida de que a análise de conjuntura proposta no evento está relacionada ao contexto político e econômico vivido pela sociedade brasileira, no momento caracterizado por crise sanitária, social, política, econômica e institucional. Em 2020, o Fórum discutirá os profundos impactos que a América Latina sofreu com a guinada política para a extrema-direita, principalmente a partir da eleição de Jair Bolsonaro para a presidência do Brasil e, antes disso, a de Donald Trump nos Estados Unidos. Por outro lado, o aprofundamento do discurso de ódio político, associado à agenda neoliberal, começou a encontrar resistência popular em diversos países, como Chile, Equador, Colômbia e Bolívia, onde um golpe de Estado retirou a esquerda do poder. A chegada da pandemia de coronavírus ao continente, apresentou uma situação política e econômica para a qual as mentes neoliberais não estavam preparadas, configurando-se uma situação catastrófica que poderá ter repercussões por anos.

As regras de apresentação dos trabalhos são as que seguem: os trabalhos de pesquisa concluídos ou em andamento deverão ser apresentados em até 10 (dez) páginas, usando editor de texto Word for Windows (fonte Times New Roman, tamanho 10, espaço simples e sem parágrafo), contendo Introdução, Metodologia, Resultados, sem o emprego de citações bibliográficas ou tabelas. O título do trabalho deverá ser digitado em letras maiúsculas e em negrito. Após o título, devem ser digitados o(s) nome(s) do(s) autor(es) (sobrenome, iniciais do nome, sublinhando o nome do apresentador do trabalho. Depois do último autor, deve ser colocado o nome do Departamento, a Instituição de origem e a agência financiadora da pesquisa. Poderão inscrever trabalhos: pesquisadores, professores, alunos de pós-graduação e de graduação. Junto com o(s) resumo(s) devem ser encaminhados o Formulário para apresentação de trabalho científico (a ser divulgado) e a ficha de inscrição (também a ser divulgada), devidamente preenchidos. A comunicação do trabalho de pesquisa se dará por meio de apresentação oral, com duração máxima de 20 minutos, incluindo a exposição e o debate. Forma de envio: e-mail para: marinamendonca@uol.com.br; flcorsi@uol.com.br;agnaldo.santos@unesp.br. É importante salientar que temos o objetivo de publicar uma coletânea com as contribuições dos palestrantes. Desta forma, será solicitado a todos que entreguem um artigo referente às apresentações das mesas redondas. Também publicaremos, na forma de anais eletrônicos, as contribuições apresentadas nas mesas de comunicações.

XX FORUM DE ANÁLISE E CONJUNTURA 13 08 (4)

Serviço:
Quando: 24 a 28  de Agosto de 2020