Projeto de Extensão Pacto Global Experience (PGE) realizou atividades relacionadas à sustentabilidade

fogoes 3
Uma das atividade realizadas pelo Projeto de Extensão Pacto Global Experience (PGE) foi a visita a Natura

O projeto de extensão Pacto Global Experience (PGE), parceria entre a Escola Paulista de Política, Economia e Negócios (Eppen) e o Conselho Regional de Administração de São Paulo (CRASP), tem por objetivo Criar oportunidades e ações que permitam a integração entre os estudantes da Universidade Federal de São Paulo e o Conselho Regional de Administração de São Paulo para a divulgação e implantação dos Princípios do Pacto Global e dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável nas Organizações da Sociedade. O projeto é coordenado por Liége Mariel Petroni, Dan Rodrigues Levy, docentes da EPPEN, e por Clarice Kobayashi e Armando Dal Colletto do Grupo de Excelência do Pacto Global, do CRASP

No mês de novembro deste ano, o PGE realizou atividades relacionadas à sustentabilidade.

No dia 05/11, os membros do PGE participaram da Oficina de Fogões Solares na POLI-USP, parceria firmada entre o PGE e o IAG-USP, que visa levar às comunidades que, especialmente, utilizam fogões à lenha, com impacto na saúde, uma opção mais sustentável de energia para estas localidades. Foi um momento de grande aprendizado para todos presentes, em que os alunos e professores tiveram a oportunidade de aprender a montar o fogão solar com materiais de baixo custo, além de participarem de um debate sobre as mudanças climáticas e uma aula expositiva sobre o uso de placas solares.

Oficina de Fogões Solares
Projeto dos Fogões Solares, parceria entre o PGE e o IAG-USP. (Foto:Acervo PGE)

No dia 08/11, a professora Liége e a representante do CRA-SP, Clarice, participaram em Carapicuíba/SP do 4º Simpósio Regional de Educação Ambiental e da Rede de Educação Ambiental da Região Oeste Metropolitana de São Paulo (REMA), fazendo a apresentação do PGE. Foi um dia repleto de aprendizado e novas parcerias entre o PGE com organizações públicas e privadas foram firmadas.

fogoes 2
Liége Mariel Petroni e Clarice Kobayashi participando do 4º Simpósio Regional de Educação Ambiental. (Foto:Acervo PGE)

No dia 14/11, os membros do projeto tiveram a oportunidade de visitar a instalação da Natura em Cajamar. A visita foi supervisionada por um colaborador interno da empresa que explicou todo o processo de fabricação e estocagem dos produtos Natura. O passeio pela Natura foi muito importante para o alunos e professores conhecerem estratégias e práticas sustentáveis.

fogoes 3
PGE visitando a Natura. (Foto:Acervo PGE)

Por fim, no dia 22/11, o PGE, em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos de Osasco, concluiu a última atividade do PROSA (Projeto de Sustentabilidade e Aprendizagem), teve como objetivo levar práticas sustentáveis às escolas. A atividade aconteceu na Feira Cultural Sustentável, realizada na Escola Estadual Major Telmo Coelho Filho. Neste evento, a Secretária explicou o processo de compostagem, a importância e a montagem do jardim vertical, assim como quais mudas são adequadas para tal atividade.

fogoes 4PROSA e Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos de Osasco. (Foto:Acervo PGE)