A Editora Maria Antonia da USP lançou, em abril, o livro “Economia Socialista”, de coautoria do professor Alberto Handfas, do departamento de Economia da EPPEN-Unifesp
A obra trata de experiências históricas de planificação econômica, planejamento do desenvolvimento e das tentativas de transição de economias de mercado capitalista para alternativas de tipo socialista.
O capítulo do prof. Handfas analisa a macrodinâmica da Nova Política Econômica adotada na Rússia Soviética entre 1921 e 1928. A transição ao socialismo num país da periferia capitalista e rural, exigia, na opinião das lideranças revolucionárias, um salto acelerado à industrialização. O que, agravado pela devastação dos sete anos de guerras (Mundial e Civil) e pelo boicote internacional, só poderia suceder-se com uma combinação de mercados privados com setores paulatina e crescentemente socialistas-estatais, mediante a planificação econômica. A evolução e os entraves na aplicação de tal política são contrastadas com a dinâmica das variáveis macroeconômicas do período. As dificuldades teóricas e políticas na elaboração e implementação da NEP geraram um debate no terreno da teoria marxista que guarda relação com os problemas das teorias do desenvolvimento econômico.
Os demais capítulos do livro tratam do debate do tema, aplicado a outras experiências históricas: da planificação cubana (Schincariol – UFABC e Pericás – USP); o “desenvolvimentismo” no Brasil (Andrade – USP, Anav -UFABC). O livro, organizado pelo prof Everaldo de Andrade (FFLCH-USP), é resultado do seminário internacional sobre Planificação Econômica (2019-20), organizado Laboratório de Economia Política e História Econômica da USP.
Serviço:
Economia Socialista
Autores: Everaldo de Oliveira Andrade (Org.), Alberto Handfas, Edgar Suzuki, Luiz Bernardo Pericás, Roberto Vital Anav, Vitor Schincariol
Editora: Maria Antonia
|