EPPEN/Unifesp recebeu encontro regional sobre Estudos de Defesa

Entre os dias 28 e 30 de agosto de 2023, a EPPEN/Unifesp recebeu o IV Encontro Regional Sudeste da Associação Brasileira de Estudos de Defesa (IV ERABED Sudeste), organizado em conjunto com o Instituto de Políticas Públicas e Relações Internacionais da Universidade Estadual Paulista (IPPRI/Unesp).

Na ocasião, cerca de 150 estudiosos da área dos Estudos de Defesa apresentaram suas pesquisas e participaram de conferências e mesas redondas em torno do tema “Mundo em transe: defesa e segurança internacional no horizonte de transformações”.

A professora Juliana de Paula Bigatão Puig, do Departamento de Relações Internacionais da EPPEN, uma das organizadoras do evento, destacou a excelência acadêmica da programação, que contou com cinco minicursos, 19 sessões de apresentação de trabalhos científicos, duas sessões de iniciação científica e extensão, e três palestrantes internacionais, incluindo o pesquisador Alpaslan Ozerdem, da George Mason University (EUA), que proferiu a conferência de abertura.

Da mesa redonda sobre a Guerra na Ucrânia participaram os professores Gabriel Merino (Universidad Nacional de La Plata), Cristina Pessequillo (Unifesp) e Héctor Saint Pierre (Unesp), também organizador do evento, com a moderação do Prof. Samuel Alves Soares (Unesp).

Além de Unesp e Unifesp, o evento teve a participação das universidades UFRJ, UFFRJ, PUC-RIO, UFU, UFMG; e contou com apoio financeiro da ABED e da Fapesp.

notivia 1

Mesa redonda sobre a Guerra na Ucrânia e as transformações do sistema internacional

noticia 2

Prof. Alpaslan Ozerdem após a conferência, com discentes do curso de Relações Internacionais