2° dia da Semana da Administração 2023 abordou vendas no varejo e os desafios e caminhos para a sustentabilidade nas organizações

Na Semana da Administração 2023 (SEMAD) não tem como falar de varejo e não falar em atendimento e vendas. O 2° dia do evento iniciou com a Oficina Atendimento e Vendas no Varejo, que abordou como a comunicação, acompanhada de técnicas de vendas, pode ser uma grande aliada para o sucesso no varejo.

“Todos os dias vendemos algo, especialmente nossa imagem. Por isso, conhecer um pouco a respeito de vendas é importante não somente para quem atua profissionalmente nessa área, mas para qualquer carreira profissional” – diz a Profa. Regina de Camargo Barros.

image.png

Profa. Regina e participantes da oficina

Na parte da tarde, a palestra conduzida pelo Prof. João Paulo Vergueiro, abordou o tema “Os desafios para o varejo socialmente responsável”. Para o Prof. João Paulo, “entre os muitos desafios que se impõem para os varejistas, talvez a sustentabilidade seja uma das questões prioritárias, já que os consumidores mudaram seus hábitos nos últimos anos, e é cada vez maior o número de pessoas que escolhem a marca e/ou o produto pelas ações e estratégias sustentáveis adotadas. Ou seja: ser uma empresa que tem como valor a sustentabilidade não somente agrega valor ao produto, mas acaba se tornando um fator importante na decisão de compra dos clientes.”.

Prof. João Paulo Vergueiro e participantes da palestra

O segundo dia foi encerrado com um painel que abordou “Os caminhos para a Sustentabilidade”. O painel contou com a participação de Felipe Craide – CEO da Trasix; Elisângela Aparecida Correia - Presidente da Coopernatuz; Elisangela Bardi – da Gestão Ambiental da EPPEN e moderação das professoras Kumiko Kissimoto e Cláudia Kniess. “Acredito que os caminhos da sustentabilidade são gerados a partir da ação conjunta entre empresas, sociedade, governos e ciência, e a partir disso é que nossa sociedade de consumo pode buscar novos caminhos, novas formas de produzir e de consumir. Ações como essa, de abordar com estudantes esse tema tem como objetivo desenvolver uma consciência de como nós, em sociedade, precisamos mudar para que possamos ter o equilíbrio necessário para a sobrevivência do planeta, que é o nosso lar” diz a Profa. Kumiko Kissimoto.

image.png

Professoras Kumiko Kissimoto, Cláudia Kniess, Sra. Elisângela Bardi e participantes do painel