Divulgadas as primeiras atividades da programação da Semana da Consciência Negra

Programação SCN Instaface

Produção cultural e miscigenação racial, prevenção e combate ao racismo, diversidade, representatividade da mulher negra, entre outros. Estes são alguns dos temas que os campi da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) levarão para a Semana da Consciência Negra.

Prevenção e Combate ao Racismo na Unifesp
- A atividade para orientar sobre como são recebidas as denúncias de casos de racismo ocorridos da Unifesp e qual tratamento é dado para essas manifestações.
Local: Campus Reitoria
Modalidade remota

Mulheres Negras na Engenharia
- A atividade tratará da representatividade das mulheres negras na área de atuação da Engenharia.
Local: Campus Diadema
Modalidade remota.

Quilombagem: da memória à história pública
- A atividade tem como foco o projeto de extensão “Quilombagem e escola: da memória à história pública”, que promove saberes em História e Cultura Africana e Afro-brasileira.
Local: Campus Baixada Santista
Modalidade presencial

Descolonização dos Currículos de Cursos da Área da Saúde: experiências e desafios atuais
- A atividade compartilhará estratégias na consolidação de marcos curriculares para o estudo das relações étnico-raciais no Brasil nos contextos da saúde.
Local: Campus São Paulo (EPE)
Modalidade remota

Semana da Consciência Negra: Vivências de mulheres negras na área da saúde
- A atividade traz mulheres negras profissionais da área da saúde para falar de suas vivências.
Local: Campus São Paulo (EPM)
Modalidade presencial.
Diálogos entre Machado de Assis e Racionais Mc’s: o retrato da miscigenação no Brasil
- A atividade buscará refletir sobre as pautas étnicos-raciais no Brasil, por meio dos escritos de Machado de Assis e canção do Racionais Mc’s.
Local: Campus Guarulhos
Modalidade presencial.

Despertando Consciências: direitos humanos, negritude e diversidade de gênero
- A atividade abordará direitos humanos, identidade negra na sociedade, a diáspora africana e a cultura afro-brasileira.
Local: Campus Guarulhos
Modalidade remota.

Sobre o evento

A Semana da Consciência Negra da Unifesp será realizada entre os dias 21 e 24 de novembro de 2023 e contará com atividades científicas e culturais, presenciais, on-line e híbridas, em todos os campi, nos horários das 12h às 14h e das 17h às 19h. O evento conta com o apoio da Fundação Cultural Palmares, de Núcleos de estudos africanos e afro-brasileiros (Neabs) e de docentes das universidades públicas de São Paulo (UFSCar, UFABC, Unesp, Unicamp e USP).

Com o tema Os 20 anos da Lei 10.639 e os Desafios da Educação Antirracista, a semana visa reunir a comunidade acadêmica e externa da Unifesp em torno de temáticas como religião, moda, política, artes e culturas africanas e afro-brasileiras para que possam ser cada vez mais reconhecidas e incorporadas ao cotidiano da instituição. Além disso, o evento busca promover ações que incidam em políticas públicas comprometidas com a equidade racial e com o antirracismo.

Serviço:
Semana da Consciência Negra