EPPEN conquista menção honrosa de melhor artigo na divisão de Administração da Informação no 34º. ENANGRAD com trabalho interdisciplinar

foto apresentacao

Bárbara Dias Francisco, a discente egressa do curso de Relações Internacionais, juntamente com seu orientador Prof. Dr. Luis Hernan Contreras Pinochet (Administração) participaram do 34º. ENANGRAD – Encontro Nacional dos Cursos de Graduação em Administração

Entre os dias 3 e 5 de novembro de 2023, a discente egressa Bárbara Dias Francisco (Relações Internacionais), juntamente com seu orientador Prof. Dr. Luis Hernan Contreras Pinochet (Administração), e sua coorientadora Profa. Msc. Vanessa Itacaramby Pardim (pesquisadora da FEA/USP) participaram do 34º. ENANGRAD – Encontro Nacional dos Cursos de Graduação em Administração que é um evento da ANGRAD – Associação Nacional dos Cursos de Graduação em Administração, e que nesta edição foi realizado no Insper, em São Paulo. Além disso, teve como tema central ‘Transformações Disruptivas: Impactos para a Administração’.

Bárbara apresentou o artigo intitulado “O impacto das grandes corporações do mercado de tecnologia na ordem política mundial: Uma análise sobre a ascensão do embate entre as ‘Big Techs’ e os Estados”. Na cerimônia de encerramento, o artigo recebeu a distinção de melhor trabalho na categoria ENANGRAD Pleno, dentro da divisão de ‘Administração da Informação’.

Bárbara teve a oportunidade de cursar a disciplina eletiva de ‘Tecnologia da Informação e Comunicação’, ministrada pelo Prof. Luis Hernan. A partir desse interesse pela temática tecnológica, estabeleceu-se uma parceria para o Trabalho de Conclusão de Curso. A realização de pesquisas interdisciplinares no campus da Escola Paulista de Política, Economia e Negócios (EPPEN), especialmente entre os cursos de ‘Administração’ e ‘Relações Internacionais’, é de suma importância. Essa abordagem colaborativa entre disciplinas distintas pode proporcionar benefícios significativos tanto para a formação acadêmica quanto para o avanço do conhecimento.

Ao integrar as áreas de ‘Administração’ e ‘Relações Internacionais’, foi possível obter insights mais abrangentes sobre questões globais, econômicas e políticas. Isso possibilitou a formulação de estratégias mais eficazes e soluções inovadoras, abordando questões de governança global, como políticas globais e práticas de gestão, dentro do artigo.

Finalmente, a colaboração interdisciplinar fortalece os laços entre cursos e departamentos dentro de um campus, promovendo uma cultura de cooperação e parceria. Isso, por sua vez, pode criar oportunidades para pesquisa conjunta, eventos acadêmicos e projetos inovadores.

O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) da Bárbara Dias Francisco está no Repositório Institucional da Universidade Federal de São Paulo no link:

E o artigo apresentado no 34º. ENANGRAD no link: