No dia 17/07/2024, o Conselho Técnico-Científico da Educação Superior aprovou a abertura do Mestrado em Relações Internacionais: Estudos do Sul Global, na Escola Paulista de Política, Economia e Negócios (EPPEN) da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP).
A proposta do Mestrado é inovadora e reflete a reorganização analítica brasileira no campo das Relações Internacionais, com especial atenção para a reflexão das agendas internacionais desde as perspectivas do Sul Global. A área de concentração "Governança, Desenvolvimento e Violências desde o Sul Global" articula duas linhas de pesquisa: Conflitos armados, violências e políticas de segurança; e Governança, desenvolvimento e práticas políticas.
O Programa de Pós-Graduação consolida a excelência do ensino, da pesquisa e da extensão em Relações Internacionais na UNIFESP e visa tornar-se referência no debate público sobre os problemas do Sul Global e na provisão de estudos e análises que auxiliem na formulação de políticas públicas para o enfrentamento de tais problemas.
O corpo docente do Mestrado conta com 12 professores da UNIFESP: Acácio Augusto Sebastião Júnior; Anselmo Otavio; Carla Osmo; Daniel Augusto Feldmann; Guilherme Augusto Guimarães Ferreira; Ismara Izepe de Souza; Joana da Silva Barros; José Alexandre Altahyde Hage; Juliana de Paula Bigatão Puig; Osmany Porto de Oliveira; Renan Honório Quinalha e Rodrigo Medina Zagni.
Em breve, o Programa divulgará o Edital de Seleção de sua primeira turma de Mestrado, que se iniciará em 2025.