Estudantes da UNIFESP e da University of Windsor participaram de intercâmbio promovendo valiosas conexões acadêmicas e culturais

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 Ao participarem do Programa Brazil-Canada Business Study Exchange estudantes da UNIFESP estabelecem conexões valiosas com estudantes canadenses da University of Windsor do Canadá
 

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 APRESENTAÇÃO

Estudantes da UNIFESP, de todos os cursos da Escola Paulista de Política, Economia e Negócios, tiveram a oportunidade de criar conexões valiosas, e extremamente enriquecedoras, com estudantes canadenses da Odette Business School, of the University of Windsor, por meio do programa Brazil-Canada Business Study Exchange.

Essa experiência transformadora e intensa, teve a duração de 5 meses e foi finalizada com uma programação de oito dias de visitas técnicas a diversos segmentos de negócios no Brasil. O programa possibilitou um intercâmbio cultural riquíssimo e único entre os brasileiros e canadenses participantes, que navegaram, em conjunto, multifacetados aspectos da cultura e ambiente de negócios brasileiro.

Esta é uma atividade desenvolvida dentro do Acordo de Cooperação entre a Unifesp e a University of Windsor, e coordenada pelas Prof. Márcia Azevedo, Prof. Gabriela de Brelàz e Prof. Luciana Onusic, docentes do departamento de administração da UNIFESP, em parceria com a Prof. Francine Schlosser, da Odette School of Business, da University of Windsor do Canadá.

Durante uma semana, estudantes e docentes realizaram visitas técnicas à importantes empresas e instituições brasileiras, como a Escola de Samba Acadêmicos do Tatuapé, Cubo Itaú, O Consulado Geral do Canadá, B3: A Bolsa de Valores do Brasil, O Instituto Agronômico de Campinas (IAC), Hospital São Paulo, iFood, GE Healthcare, e o Porto de Santos.

 

DIA 1

Iniciamos a semana de visitas técnicas, no dia 20 de maio, na Escola de Samba Acadêmicos do Tatuapé, com uma palestra do Sr. Eduardo Santos, um dos presidentes da escola de samba. Logo após a palestra visitamos as instalações da Acadêmicos do Tatuapé na Fábrica do Samba e conhecemos os bastidores do Carnaval, e suas maravilhas.

Sofia K. Polo de Lucas, aluna do 3° semestre de Direito, foi surpreendida com a experiência:

“Em relação às visitas técnicas, a Escola de Samba foi simplesmente incrível, provavelmente a minha preferida: mesmo sendo brasileira. Eu não tinha ideia da importância do desfile de samba para a nossa economia. Também fiquei impressionada ao saber que todos os dançarinos são voluntários e que os carros alegóricos são feitos de isopor, e construídos por profissionais vindos da Amazônia. Além disso, olhar os carros alegóricos gigantescos foi incrível, e com certeza assistirei ao desfile de samba no ano que vem, o que nunca fiz antes.”

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Estudantes e docentes experimentam fantasias na escola de samba de São Paulo

 

DIA 2

No segundo dia de visitas técnicas, realizamos uma visita ao Cubo Itáu, uma organização sem fins lucrativos, direcionada a startups, e inovação de empresas no Brasil. Tivemos a oportunidade de conhecer a estrutura da organização que foi apresentada pela Camila Rossato e Mariana Santos. No período da tarde, visitamos o Consulado Geral do Canadá, e fomos calorosamente recebidos por Avril Espinosa-Malpica, Vice-Cônsul e Trade Commissioner, e Marcio A. Francesquine, Trade Commissioner, que compartilharam seus vastos conhecimentos na área de vendas, e comércio exterior.

Alice Silva, aluna do 3° semestre de Relações Internacionais, relatou como a oportunidade foi extremamente enriquecedora:

“O programa foi incrível, e totalmente único, tal que o intercâmbio empresarial e cultural que aconteceu, essencialmente mudou e melhorou irrevogavelmente as nossas próprias percepções do ambiente de negócios e do mundo por completo, pois tivemos contato, com profissionais canadenses, além do contato com os estudantes canadenses descendentes de outros países, como Eritreia, Gana, Nepal e Líbano.”

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Estudantes e docentes visitam o Cubo Itaú

 

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Estudantes e docentes, ao lado de Avril Espinosa-Malpica e Marcio A. Francesquine no Consulado Geral do Canadá

DIA 3

No terceiro dia de visitas técnicas, iniciamos o dia na B3: Bolsa de Valores do Brasil. O Prof Fábio Iwabe realizou uma apresentação sobre a B3 e seus procedimentos. A B3 é a 8ª Bolsa de Valores do mundo e é um elemento central do mercado financeiro brasileiro. Em seguida, fizemos uma visita ao Museu da Bolsa do Brasil guiados pela Marina Naime. O museu foi completamente reformado, e conta com excelentes instalações. Pela tarde, visitamos o Instituto Agronômico de Campinas, em que por meio de apresentações realizadas pela pesquisadora Lilian Anefalos e Joana Silva, aprendemos sobre a importância da instituição para o desenvolvimento agrícola do Estado de São Paulo e do Brasil. Devido a sua relevância no segmento, o IAC recebeu a visita da Rainha Elizabeth em 1968!

Renata Nascimento, aluna do 3° semestre de Ciências Contábeis, comenta sobre a importância das visitas técnicas realizadas:

“Durante a semana fomos a diversas empresas, inclusive algumas que estudei em sala de aula, como a B3: Bolsa de Valores do Brasil, que foi a que mais tive vontade de conhecer. Ver de perto lugares que estudei e analisei em sala de aula foi inspirador, e superaram minhas expectativas, o que trouxe mais certeza sobre as áreas que quero seguir profissionalmente.”

Aluna do 5° semestre de Economia, Mariana Suzuki, achou as visitas técnicas completamente transformadoras: “A experiência de ver de perto o funcionamento dos lugares em que visitamos foi extremamente edificante.”

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Estudantes e docentes visitam a B3: Bolsa de Valores do Brasil
 

Estudante do 3° semestre Ciências Atuariais, Nelson Faversani Jr., também comenta como as atividades de visitas técnicas foram fundamentais para o crescimento profissional dos estudantes da UNIFESP: “Pode proporcionar aos alunos, principalmente aqueles sem experiência no mercado de trabalho, uma boa amostra do que enfrentarão no futuro, ao final da universidade, ou, antes disso, em programas de estágio.”

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Estudantes e docentes visitam o Instituto Agronômico de Campinas

DIA 4

No quarto dia de visitas técnicas, fomos ao Hospital São Paulo, que faz parte do aprendizado dia-a-dia dos alunos de Medicina da UNIFESP. No hospital fomos recebidos pelos superintende e diretores médicos do Hospital São Paulo, Dr. Nacime Manssur, Dr Fabio Peterline e Dr. Eduardo Medeiros, que fizeram uma rica apresentação sobre o sistema de saúde brasileiro e o funcionamento do hospital. Por conseguinte, realizamos uma visita em diferentes alas do Hospital São Paulo, durante a qual foram explicados o funcionamento e os procedimentos do hospital.

Aluna do 3° semestre de Economia, Kamilla Lima, achou a experiência de conhecer outros modelos de negócios extremamente valiosa:

“Foi uma oportunidade única de observar diferentes modelos de negócios, entender as especificidades de cada segmento e ver como as teorias aprendidas em sala de aula são aplicadas na prática.”

Mariana Santos, aluna do 5° semestre de Relações Internacionais, também comenta sobre como a experiência foi extremamente significativa:

“Outro fator interessante a ser mencionado é como o setor administrativo é cheio de nuances, e surpreendentemente, empreendimentos como a Escola de Samba, e o Hospital São Paulo, também são gerenciados por uma lógica de negócios”

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  Estudantes e docentes visitam o Hospital São Paulo

DIA 5

No quinto dia de visitas técnicas, iniciamos o dia no iFood, onde fomos calorosamente recepcionados por Marina Merlo, que em conjunto a Debora Gershon, Camila Nagano e Marcelo Jesus, nos apresentaram diversos detalhes sobre o modelo de negócios do iFood, e compartilharam conosco a história da empresa e suas experiências trabalhando no Ifood. No período da tarde, visitamos a GE Healthcare, em que fomos recepcionados por Filipe Xavier, que apresentou detalhadamente a estrutura de funcionamento, e procedimentos adotados pela GE Healthcare. Em seguida fizemos um tour pelas instalações da empresa.

Alice Maria M. Marcos, aluna do 3° semestre de Administração, comenta como cada visita técnica foi essencial para a compreensão de um aspecto do multifacetado ambiente de negócios brasileiro:

“A ideia de visitas técnicas em lugares diferentes foi positiva porque acabamos não ficando presos a uma única perspectiva, já que cada visita foi distinta das demais. Uma das visitas que mais gostei foi justamente a ida ao iFood, uma empresa brasileira e muito relevante no mercado do país. Foi muito bom conhecer uma organização que já usufrui do serviço prestado, através de seu aplicativo.

Estudante do 5° semestre de Economia, Brunno Ribeiro, achou a experiência muito gratificante:

“O programa não só concedeu insights inestimáveis e experiências de aprendizagem, mas também possibilitou a criação de amizades duradouras.”

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Estudantes e docentes visitam o iFood



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   Estudantes e docentes visitam GE Healthcare

DIA 6

No sexto e último dia de visitas técnicas, tivemos a singular experiência de aprendizado sobre o funcionamento e estrutura do Porto de Santos, a partir de um tour marítimo ao longo das instalações e museu do porto, acompanhados por Jorge Souza.

Natalia Stockler, aluna do 5° semestre de Administração, achou a visita técnica ao porto extremamente esclarecedora e rica:

“A visita ao Porto de Santos, o maior do Brasil, também foi muito enriquecedora. Conhecer de perto o funcionamento do porto, e entender seu papel crucial na economia brasileira me fez refletir sobre a infraestrutura e a logística necessárias para sustentar um país de dimensões continentais como o nosso”

Leonardo Ribeiro, estudante do 5° semestre de Ciências Atuariais, comenta sobre o profundo aprendizado e as conexões valiosas que fez, ao fim do programa:

“A última semana do projeto, foi sem dúvidas, uma das semanas mais esclarecedoras, enriquecedoras e agradáveis ​​que vivi na minha vida. Tive a oportunidade de conhecer alunos e professores que provavelmente nunca teria conhecido dentro dos conformes da universidade, e mesmo que tivéssemos nos conhecido, não teríamos construídos laços tão profundos tal como fizemos durante o programa.”

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Estudantes fazem um tour aquático pelo Porto de Santos

 

FECHAMENTO

O Brazil-Canada Business Study Exchange Program, em sua segunda edição, foi uma experiência inigualável, e extremamente frutífera, que docentes da Escola Paulista de Política, Economia e Negócios, da UNIFESP ofertaram aos seus estudantes. Sob uma perspectiva completamente única, através de um riquíssimo intercâmbio cultural com estudantes canadenses, esse programa propiciou um intenso e significativo aprendizado sobre o ambiente de negócios brasileiro, além de uma oportunidade diferenciada de crescimento profissional para todos os estudantes envolvidos.