Professora Gabriela de Brelàz e Álvaro Pereira Representam o Brasil em Pesquisa Global sobre Inovações Urbanas e Democracia

par city

Os pesquisadores da Unifesp integram o projeto internacional PAR-CITY, que investiga como as inovações participativas urbanas estão transformando a democracia e a governança em sete grandes cidades ao redor do mundo.

PAR-CITY: Projeto de Pesquisa Global Explora como Inovações Participativas Urbanas estão Remodelando a Democracia, a Governança e a Confiança

A singularidade do PAR-CITY está em seu escopo — reunindo um conjunto diversificado de pesquisadores internacionais para enfrentar os desafios democráticos em sete grandes cidades, abrangendo quatro regiões no Sul e Norte globais.

Setembro de 2024 — Uma nova iniciativa de pesquisa internacional, PAR-CITY, foi estabelecida para investigar como as cidades ao redor do mundo estão enfrentando os principais desafios relacionados à democracia, governança e confiança por meio de inovações participativas urbanas (IPUs). Essas inovações variam de movimentos de base que utilizam espaços urbanos — físicos e digitais — para promover a confiança e revigorar a democracia, bem como reformas institucionais, como iniciativas de governo aberto e designs participativos para processos de tomada de decisão. O projeto se concentrará em como as IPUs estão transformando a maneira como os cidadãos se envolvem com instituições democráticas em grandes áreas urbanas.

Liderado pelo Dr. Sam Halvorsen da Queen Mary, Universidade de Londres, o PAR-CITY reúne 25 pesquisadores de 21 universidades em sete grandes cidades: Buenos Aires, Cidade do Cabo, Lyon, Nova York, São Paulo, Toronto e Varsóvia. 6 Co-PI com diferentes formações acadêmicas conduzirão o projeto em cada país.

mapa par city1
Figura 1: Mapa de cidades selecionadas para o PAR-CITY

Co-Investigadores Principais (Co-Pi):

• Gabriela de Brelàz, Universidade Federal de São Paulo e NDAC/Cebrap
  • Guillaume Gourgues, Université Lumières Lyon 2
  • Agnieszka Kampka, Warsaw University of Life Sciences
  • Stephanie McNulty, Franklin & Marshall College
  • Anna Selmeczi, University of Cape Town
  • Zachary Spicer, York University

Equipe de Pesquisadores Brasileiros

• Gabriela de Brelàz (Co-Pi) - Universidade Federal de São Paulo e NDAC/Cebrap
  • Alvaro Pereira - Universidade Federal de São Paulo
  • Maira Rodrigues - NDAC/Cebrap
  • Gisele Craveiro - Universidade de São Paulo
  • Ricardo Gomes - EAESP- Fundação Getulio Vargas

A equipe interdisciplinar explorará como essas cidades, cada uma selecionada por suas contribuições únicas para a inovação participativa, estão abordando algumas das questões democráticas mais urgentes do nosso tempo. O projeto tem três objetivos principais:

1. Estabelecer a significância empírica das cidades em responder aos desafios globais de democracia, governança e confiança (DGC).
  2. Examinar o papel da mídia digital, ferramentas e tecnologias na erosão ou fortalecimento da DGC em grandes cidades.
  3. Avançar conceitos, modelos e teorias de DGC por meio da noção central de UPIs.

"As cidades são laboratórios para a renovação democrática, oferecendo novas maneiras para os cidadãos se envolverem e moldarem seu ambiente político", disse o Dr. Halvorsen. "Este projeto visa descobrir como esses espaços urbanos estão respondendo aos desafios globais por meio de práticas participativas inovadoras."

O PAR-CITY garantiu financiamento da prestigiosa chamada da Trans-Atlantic Platform (T-AP )call on Democracy, Governance and Trust, sendo um dos 18 projetos selecionados; sua verdadeira força está em sua colaboração internacional. O projeto, que durará três anos, recebeu aproximadamente US$ 1,4 milhão em financiamento de agências de pesquisa em sete países, incluindo ANR, FAPESP, NCN, NRF, NSF e UKRI.

Na conclusão do projeto, a equipe produzirá um livro em coautoria, vários artigos de periódicos e uma plataforma digital para disseminar suas descobertas globalmente.

Para mais detalhes sobre o PAR-CITY e seu progresso, entre em contato com: parcitytap@gmail.com