Mutirão com estudantes, professores e comunidade do bairro planta primeiras árvores do Campus Quitaúna

Mutirão Mudas

No dia 14 de setembro, numa manhã de sábado, professores, técnicos e estudantes da Escola Paulista de Política, Economia e Negócios da Universidade Federal de São Paulo (Eppen-Unifesp), e a comunidade do bairro Quitaúna estiveram presentes no Campus Osasco plantando mudas de árvores nativas e frutíferas.

Foram plantadas 20 mudas de árvores, dentre estas, plantas como ipê branco, rosa e amarelo, pau formiga, amoreira, quaresmeiras, resedás, angicos e eritrinas. Também foram plantadas 30 mudas de bananeiras em área do Campus que futuramente abrigará um viveiro de mudas de hortaliças, previsto como parte do projeto “Comida de verdade no prato: agroecologia em redes”, coordenado pelos professores Flávio Tayra e Beatriz Saes, que conta com apoio financeiro do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA).

A atividade contou com importante participação de docentes, técnicos, discentes e comunidade. Os professores Flávio Tayra e Beatriz Saes, junto com Elisangela Bardi da Fonseca da Divisão de Gestão Ambiental do Campus Osasco, coordenaram a atividade. Os Centros Acadêmicos e o Diretório Acadêmico da EPPEN foram os responsáveis pela divulgação da ação e pela convocação de estudantes interessados em participar da iniciativa. Eduardo Serodio de Almeida, morador do bairro, convocou a comunidade para participar. Além de plantarem as mudas, docentes, técnicos, discentes e moradores do bairro também contribuíram de forma coletiva com as ferramentas e insumos necessários para a plantação, bem como com os quitutes do lanche de confraternização ao seu final.

O ato contou ainda com a participação de membros externos ilustres. Compareceram o historiador econômico Flávio Saes e a professora Sylvia Saes da Universidade de São Paulo. Também esteve presente a agricultora Lourdes Aparecida de Paula, que atua na agricultura urbana de Osasco há quase dez anos.

A oportunidade, além do aprendizado sobre sustentabilidade e jardinagem na prática, permitiu a integração entre estudantes, técnicos, discentes e a comunidade local.