Resumo
A falta de regulamentação efetiva tem contribuído para a proliferação da prática de greenwashing, relegando a responsabilidade de identificação, diferenciação e proteção aos consumidores. O artigo teve como objetivo avaliar a produção acadêmica concernente ao greenwashing e ao movimento de boicote por parte dos consumidores. Como procedimento metodológico, foi realizada uma revisão sistemática da literatura, por meio de um levantamento bibliométrico associado à uma análise crítica da produção acadêmica com as temáticas de greenwashing e boicote (boycott/buycott), mapeando as principais plataformas científicas (Capes, Proquest, Scielo, Scopus, Spell). Com isso, foi possível avaliar o atual estado da arte sobre os assuntos, consolidando o que foi estudado até então, além de possibilitar a sugestão de estudos futuros para o avanço do tema na academia e na prática. Como principal resultado, constatou-se que são escassas as abordagens que englobam ambas as temáticas em questão, de forma conjunta, despontando-se como uma importante lacuna de pesquisa, com novos estudos incentivados.
Palavras-chave: Greenwashing, Boicote, Consumidor, Produção acadêmica