Artigo fruto do TCC de Giovana Chiavone Alves, orientado pela docente Taís P. Andreoli, investiga o uso de técnicas neurocientíficas como monitoramento ocular, condutância da pele e eletroencefalograma para entender o comportamento do consumidor.
A aplicação da Neurociência ao âmbito mercadológico aprimorou o estudo do comportamento do consumidor, em especial pela utilização de técnicas neurocientíficas, tais como o monitoramento ocular, a condutância da pele e o eletroencefalograma. Esse é o tema de investigação de um recente artigo publicado, fruto do TCC da discente Giovana Chiavone Alves, sob orientação da docente Taís P. Andreoli, ambas do Departamento Acadêmico de Administração.
Resumo
Teve-se como objetivo avaliar a produção acadêmica concernente às técnicas neurocientíficas de monitoramento ocular, condutância da pele e eletroencefalograma no marketing. Foi realizada uma revisão sistemática da literatura, por meio de um levantamento bibliométrico associado à uma análise crítica da produção acadêmica com as menções das três técnicas neurocientíficas supracitadas, mapeando as principais plataformas científicas (Proquest, Web of Science, Capes, Scopus, Scielo e Spell), incluindo todos os resultados (1993-2022). Apesar do crescente interesse na aplicação das técnicas no contexto do neuromarketing, ainda são escassos os esforços nesse sentido, apresentando-se como uma lacuna significativa.