Projetos de Extensão - Ciências Atuariais

LABIS – Laboratório de Inovação e Sustentabilidade:

O LABIS é um Programa de Extensão de caráter permanente e visa ampliar e fortalecer a articulação entre a Universidade e a Comunidade para a promoção da inovação e sustentabilidade.
Neste sentido, são objetivos do LABIS: (i) desenvolver e estimular a Pesquisa Científica no contexto da Inovação e Sustentabilidade; (ii) construir parcerias com todos os campi da Unifesp, outras instituições de ensino e pesquisa, e entidades públicas e privadas; (iii) firmar parcerias entre UNIFESP/EPPEN e a comunidade local; (iv) proporcionar atividades acadêmicas com os diversos atores e agentes sociais; (v) estabelecer ambiente para a inovação pautada em valores sustentáveis, transparentes, éticos, de criatividade e empatia.
Coordenador: Prof. Dr. Dan Rodrigues Levy

Projeto Conhecendo Nossa Rede: Universidade e Políticas Socioassistenciais e de Saúde

O Projeto propõe aos alunos participantes elaboração de material audiovisual sobre temas ligados aos domínios do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) e Sistema Único de Saúde (SUS). Neste contexto, são trabalhadas áreas diversas como: pessoas em situação de rua, portadores de deficiência, infância e adolescência em risco social, idosos em situação de vulnerabilidade social, mulheres vítimas de violência, Estratégia de Saúde da Família (ESF), entre outros. Para a elaboração do material, os alunos visitam instituições que realizam ações com os grupos elencados, a fim de conhecer as atividades ali desenvolvidas, os desafios postos para a realização de sua prática e os enfrentamentos cotidianos dos usuários do serviço. São realizadas entrevistas com gestores e profissionais, e filmagens das atividades/espaços, com consentimento expresso através de termo que estabelece critérios para a execução do projeto. Almeja-se que a experiência de contato com os serviços socioassistenciais e de saúde permitam aos alunos uma melhor compreensão da importância das políticas públicas nestes domínios, que atendem milhões de cidadãos e estabelecem patamares civilizatórios através da inclusão social. Neste sentido, o projeto pretende conduzir o discente à construção de um posicionamento crítico frente à produção de desigualdades e às dificuldades enfrentadas pelos equipamentos de AS e Saúde.
Coordenador: Prof. Dr. Celso Takashi Yokomiso

Projeto Sem Apertos: Psicologia, Juventude e Educação Financeira

Descrição: O projeto tem como objetivo propiciar aos jovens instrumentos e estratégias que os auxiliem na tomada de decisões econômicas. Está atrelado à disciplina “Psicologia Atuarial”, parte da grade curricular do curso de Ciências Atuariais da EPPEN, tendo o corpo discente papel fundamental na intervenção junto ao público alvo, advindos de escolas e entidades socioassistenciais. A estratégia do projeto de extensão e cultura se ampara nos fundamentos da Psicologia Econômica, sobretudo, os referentes aos processos de tomada de decisão, como as distorções de percepção e papel do afeto nas escolhas econômicas; na Psicologia Social, que se volta ao estudo das configurações sociais na construção de atitudes e pensamentos; e nos elementos formais da Educação Financeira, que oferecem repertório de conhecimentos sobre organização de orçamento, poupança, entre outros. Tem sido aplicado em ETEC's e escolas públicas.
Coordenador: Prof. Dr. Celso Takashi Yokomiso