O curso de Psicologia utiliza dos seguintes laboratórios interdisciplinares (comuns a diversos cursos e áreas) e específicos:
1. LABORATÓRIO DE MICROSCOPIA
Destina-se ao ensino nas áreas de Biologia Celular, Histologia, Microbiologia e Patologia – áreas que requerem o reconhecimento microscópico de células isoladas, de tecidos e de órgãos normais e/ou alterados.
2. LABORATÓRIO DE ANATOMIA
Destina-se ao ensino na área de Anatomia Humana, área que requer o reconhecimento macroscópico das estruturas corporais, a partir de sua localização, forma, composição, relações topográficas e funcionamento.
3. LABORATÓRIO DE FISIOLOGIA
Destina-se ao ensino na área de Fisiologia, que requer em suas aulas práticas o uso de reagentes químicos, coleta e manipulação de material biológico e análise de parâmetros fisiológicos, tornando mais eficaz e concreto o processo de ensino.
4. LABORATÓRIO DE PSICOLOGIA EXPERIMENTAL
Sob a responsabilidade da Profa. Dra. Regina Cláudia Barbosa da Silva, é destinado à realização das aulas práticas do módulo de Psicologia Experimental. Consiste em uma sala com bancadas em forma de U, onde são alocadas dez caixas de Skinner e os seus controles automáticos. No centro há uma mesa que dá apoio às gaiolas-viveiros dos animais, com o material necessário para a realização das aulas práticas.
5. LABORATÓRIO DE NEUROBIOLOGIA DA ANSIEDADE
Sob responsabilidade da Profa. Dra. Milena de Barros Viana, tem por objetivo proporcionar a realização de pesquisas voltadas ao estudo das bases neurobiológicas da ansiedade e para o “screening” de drogas com potencial ansiolítico. Possui diversos equipamentos, como capela de perfusão, estereotáxicos, estufa, criostato, geladeira, freezer, bombas de perfusão e vácuo, bomba de microinjeção, computadores e impressoras. Fazem parte do laboratório salas para a realização de cirurgia e técnicas histológicas, para a guarda de animais submetidos a ciclos invertidos e salas de observação comportamental.
6. LABORATÓRIO DE NEUROPSICOFARMACOLOGA DA ESQUIZOFRENIA
Sob a responsabilidade da Profa. Dra. Regina Cláudia Barbosa da Silva, tem por objetivo proporcionar a realização de pesquisas voltadas para o estudo da fisiopatologia da esquizofrenia, sendo utilizado por alunos de graduação e pós-graduação. Fazem parte do laboratório duas salas contíguas para observação comportamental.
7. LABORATÓRIO DE PESQUISA SOCIAL
O Laboratório de Pesquisa Social pesquisa a abordagem interdisciplinar em Ciências da Saúde a partir do viés de sua constituição histórica, por meio do estudo das práticas públicas da saúde e de processos teórico-metodológicos de produção e de inserção social do sujeito da saúde. De caráter multifacetado, as pesquisas atuais versam sobre uma pluralidade de temáticas, dentre elas: Álcool; Drogas; Transtornos afetivos; Violência; Organizações não-governamentais (ONGs); Movimentos Sociais; Participação Política; Aspectos psicossociais da construção de cidadania; Práticas de promoção e prevenção em saúde mental e de prevenção em HIV/AIDS; Direitos Humanos; Saúde Coletiva/Pública Aprendizagem e avaliação em Ciências da Saúde; Formação docente e desenvolvimento profissional em Ciências da Saúde; Educação em Saúde; Constituição histórico-perceptual do corpo, alma e psique; Epistemologia da Psicologia; Fenomenologia de Merleau-Ponty, arqueogenealogia de Foucault e
processos de subjetivação.
8. LABORATÓRIO DE ESTUDOS E PESQUISAS EM FORMAÇÃO E TRABALHO EM SAÚDE (LEPETS)
Desenvolve estudos e pesquisas no campo da formação de profissionais e do trabalho em saúde. Seu escopo abrange as concepções e práticas envolvidas na produção do cuidado individual e coletivo em suas dimensões ética, política, clínica e de gestão. Pretende investigar: os embates e as linhas de força que configuram as práticas e as formações profissionais em saúde na contemporaneidade; questões relacionadas às redes sociais nos territórios; a integração ensino-serviço, as práticas pedagógicas e os processos de educação permanente; a prática integrada e a clínica comum dos profissionais e intervenções relacionadas ao processo saúde-doença-cuidado. As atividades do Laboratório, coordenadas pelos professores do campus e pesquisadores convidados, são abertas a graduandos, pós-graduandos, trabalhadores e usuários da rede de serviços e interessados em participar. O LEPETS atualmente trabalha em colaboração com o grupo de pós-graduação da Universidade Federal do Rio de Janeiro, que tem desenvolvido pesquisas em micropolítica do trabalho e do cuidado em saúde.
9. LABORATÓRIO INTERDISCIPLINAR E PESQUISA E INTERVENÇÃO EM PSICODINÂMICA DO TRABALHO
Coordenado pela Profa. Dra. Laura Câmara Lima, é voltado para as questões relativas ao trabalho e à saúde. Os projetos de pesquisa, extensão e as intervenções têm como objeto o trabalho e a dinâmica social e psíquica envolvida na produção das atividades profissionais, tendo como referenciais teóricos a Psicodinâmica do trabalho de cunho psicanalítico, a Teoria do Care e os autores que estudam a violência no trabalho. Os temas são relativos ao processo saúde e doença dos trabalhadores em diferentes setores, instituições ou organizações de trabalho. As intervenções são realizadas tendo como instrumento a produção de trocas intersubjetivas, que pode ser organizada na forma de oficinas, rodas de conversa, grupos focais ou intervenções e pesquisas em psicodinâmica do trabalho.
10. LABORATÓRIO DE SENSIBILIDADES
Coordenado pelo Prof. Dr. Alexandre de Oliveira Henz, é um projeto que agencia e possibilita, a partir da comunidade acadêmica e de experimentações fora do campus, o encontro com diversos registros estéticos: filmes, textos literários, performances, exposições de imagens, semanas temáticas, espaços de pesquisa, músicas, experimentações interprofissionais etc., bem como abre espaços de acolhimento e germinação que permitam a expressão por meio de materiais de pintura, desenho, modelagem, dança e afins. Além disso, ocorrem neste espaço ações interessadas na despiramidalização de saberes-poderes e fomento à troca de conhecimentos pelo fio condutor da experimentação. A aposta é que o exercício com o campo das sensações possa auxiliar na desformatação-formação dos profissionais de saúde produzindo disponibilidades e encontros com a alteridade. A partir desses encontros, vão se dando sutis “contaminações”, afetando a formação em saúde com atenção à complexidade e multiplicidade desse campo. Uma experiência que pode favorecer a “grande saúde" (Nietzsche), isto é, a capacidade de aumentar a envergadura interior, a possibilidade de ampliar a superfície de contato com a vida, um exercício com as coexistências e simultaneidades. O Laboratório de Sensibilidades mantém um blog que pode ser acessado em https://laboratoriodesensibilidades.wordpress.com
11. LABORATÓRIO DA PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO COMPARTILHADO EM SAÚDE MENTAL
O laboratório tem como objetivo: constituir espaço de debate e produção de conhecimento sobre a política pública de saúde mental, observando os princípios da Reforma Psiquiátrica brasileira em consonância com a indissociabilidade da tríade ensino, pesquisa e extensão. Para tanto, se propõe a: realizar encontros entre docentes, alunos, profissionais de serviços de saúde, usuários de serviços de saúde mental e familiares para diálogo construtor de novos fazeres; reduzir a distância entre os ambientes acadêmicos e a comunidade em geral; qualificar o ensino e a pesquisa, colocando os esforços e as linhas de pesquisa da universidade no caminho das reais necessidades dos serviços e dos usuários; qualificar o trabalho desenvolvido nos serviços, articulando a reflexão sobre a prática às construções teóricas; contribuir com a qualificação de trabalhadores dos serviços públicos de saúde mental em consonância com a Política de Saúde Mental definida para o SUS; articular diferentes instituições da Baixada Santista, convocando diferentes protagonistas a partilhar, debater e produzir conhecimentos em saúde; fortalecer e dar visibilidade às lutas pela desinstitucionalização das pessoas que vivem sofrimentos psíquicos; transformar valores sociais e o olhar sobre a pessoa com sofrimento psíquico, por meio da participação dos usuários em processos de produção de novos conhecimentos.
12. LABORATÓRIO DE CLÍNICA E AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA (VIRTUAL)
Coordenado pelo Prof. Dr. Marcos Alberto Taddeo Cipullo, tem como objetivo auxiliar o aluno a entrar em contato com as práticas clínicas por meio de exercícios didáticos, dramatizações, aplicações de testes (simuladas ou reais), recursos artístico-expressivos e estudos sobre teorias e técnicas aplicadas ao atendimento e à avaliação psicológica. O laboratório virtual funciona articulado à supervisão no Serviço-Escola e aos módulos de "Psicodiagnóstico" e "Técnicas e Modalidades de Intervenção Psicológica". Além disso, são realizadas algumas vivências em parceria com o Laboratório de Sensibilidades, cujo objetivo é mobilizar a escuta, a reflexão e o olhar clínicos.
13. LABORATÓRIO DE PSICANÁLISE
O Laboratório de Psicanálise tem como objetivos: aprofundar e problematizar o ensino da psicanálise na universidade; fomentar discussões e experimentações sobre práticas terapêuticas e diagnósticas; propiciar diversas formas de pesquisa em psicanálise, bem como discutir sua(s) epistemologia(s); promover atividades de extensão, tendo por base o referencial psicanalítico; contribuir nos debates sobre as noções e práticas no campo da saúde; suscitar questões sobre a ética do cuidado em saúde a partir da ética da psicanálise. Coordenado pelo Prof. Dr. Sidnei José Casetto, desde 2014 realiza reuniões mensais abertas a docentes, técnicos, estudantes e comunidade, com apresentação de trabalhos de convidados, e já organizou três Jornadas, com os seguintes temas: “Produções do Simbólico” (2014), “Pintando Settings” (2015) e “Transposição de Fronteiras” (2016).
14. LABORATÓRIO DE EDUCAÇÃO E DESENVOLVIMENTO HUMANO – LEDH
O objetivo do Laboratório, de concepção interdisciplinar, é o de constituir-se como espaço de produção e circulação de conhecimento a respeito dos fenômenos e processos ligados ao Desenvolvimento e à Educação, especialmente aqueles relacionados à sociocognição, ao brincar (em suas diversas manifestações e contextos de produção), às relações entre desenvolvimento, educação e cultura, e também na interface com a área da Saúde.
15. LABORATÓRIO DE PSICOLOGIA AMBIENTAL E DESENVOLVIMENTO HUMANO – LADH
Criado em agosto de 2008, este laboratório propõe-se como um laboratório de pesquisa interdisciplinar das áreas de Ciências Humanas, Ciências da Saúde e Ciências do Mar.