Organização Curricular

O curso está organizado em Unidades Curriculares (UCs), correspondentes a:
a - disciplinas/módulos 
b - estágios supervisionados
c - atividades complementares


a - Disciplinas/módulos:

As disciplinas/módulos dividem-se em:
- fixas – de caráter obrigatório 
- eletivas – a serem escolhidas pelos estudantes.

As disciplinas/módulos fazem parte de quatro eixos obrigatórios (3 comuns e 1 específico) que compõem o curso:

- Eixos Comuns:
Os Eixos Comuns são oferecidos aos cursos (Psicologia, Educação Física, Fisioterapia, Nutrição, Serviço Social e Terapia Ocupacional) em forma de turmas mistas dos cursos, ou seja, estes eixos propõem o trabalho interdisciplinar desde o início da graduação – entre docentes, estudantes e técnicos dos diversos cursos.

  • Eixo O Ser Humano e Sua Inserção Social (IS): aportes das Ciências Sociais e Humanas à formação do profissional de saúde, educação ou áreas afins. Carga horária de 200 horas.
  • Eixo Trabalho em Saúde (TS): aportes da Saúde Coletiva e da Epidemiologia abordando a gestão e organização do sistema público de saúde, a multideterminação dos processos de adoecimento e cuidado, a elaboração e execução de projetos terapêuticos interdisciplinares. Carga horária de 360 horas.
  • Eixo O Ser Humano em sua Dimensão Biológica (BIO): compreende conhecimentos acerca do funcionamento e interação de diversos sistemas do corpo humano, considerando suas bases celulares e moleculares. Carga horária de 300 horas.

- Eixo Específico de Psicologia:
Composto por UCs que abordam conhecimentos específicos da Psicologia enquanto ciência e profissão. Abrangem conhecimentos básicos e aprofundamentos vinculados a áreas de atuação específicas, as chamadas ênfases do curso. 
- Os conhecimentos básicos se referem às UCs fixas, com carga horária de 1760 horas. 
- Os conhecimentos específicos se referem às UCs eletivas e correspondem às ênfases do curso, que são:

  • Saúde e Clínica
  • Política e Instituições
  • Educação e Sociedade

Além dos UCs eletivas do curso, o estudante pode cursar UCs em outros cursos, em outros campi da Unifesp ou em outras universidades, a fim de cumprir a carga horária mínima de 420 horas. 

O desenvolvimento das competências básicas inicia-se com as atividades práticas no eixo Trabalho em Saúde. Três módulos do eixo visam desenvolver habilidades que gradualmente se tornam mais complexas. Nos dois módulos que ocorrem no segundo ano do curso, desenvolve-se: observação participante, conhecimento e reconhecimento do território, análise de contextos e de cenários, aproximação dos usuários e dos serviços/equipamentos da rede municipal, elaboração de histórias de vida e narrativas como meio de sensibilizar a escuta clínica, contato com grupos populacionais e temáticas de saúde loco-regionais. No módulo do terceiro ano elaboram-se e realizam-se planos terapêuticos singulares. Toda essa etapa é realizada em equipes multidisciplinares visando a preparação para a continuidade do processo de formação por meio dos estágios curriculares específicos.

- Trabalho de Conclusão de Curso:
O Trabalho de Conclusão do Curso (TCC) visa proporcionar o desenvolvimento de habilidades para elaboração de trabalho científico, favorecendo uma formação crítica e visando a pesquisa nas ênfases do curso de Psicologia. 
Para a elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) o aluno percorre uma trajetória de UCs fixas:

  • Introdução à investigação científica: 1º semestre
  • Pesquisa quantitativa e estatística em Psicologia: 3º semestre
  • Metodologias qualitativas de pesquisa em Psicologia: 4º semestre
  • Trabalho de Conclusão de Curso I: 5º semestre 
  • Trabalho de Conclusão de Curso II, III e IV (orientação para elaboração de projeto e desenvolvimento de pesquisa): a partir do 6º semestre

O módulo TCC I consta de apresentação, em sala de aula, das linhas de pesquisa dos docentes do campus. 
Os módulos TCC II e III, não presenciais, são voltados ao desenvolvimento dos TCCs com a orientação de um professor escolhido pelo aluno. 
O módulo TCC IV visa a finalização e apresentação do TCC. Ao final dele o aluno deve apresentar um trabalho individual (monografia ou artigo científico), além de fazer uma apresentação oral pública perante uma banca examinadora.


b- Estágios Supervisionados

Os estágios do curso ocorrem nos dois últimos anos : 4º e 5º anos. Organizam-se como projetos de estágio elaborados por docentes do curso e desenvolvidos em equipamentos de saúde, educação, assistência social, cultura, ONGs, espaços comunitários e territórios em municípios da Baixada Santista. Suas atividades podem também se desenvolver no Serviço-Escola de Psicologia da Unifesp, que conta com salas de atendimento individual e em grupo, para crianças e adultos, e espaços para supervisão acadêmica. Os estágios são supervisionados, anuais e com carga horária de 400 horas no 4º ano e 968 horas no 5º ano.


c- Atividades Complementares

Estão previstas 222 horas em atividades complementares, tais como: monitoria acadêmica, iniciação científica e ações de extensão. Os estudantes são estimulados a participarem de eventos culturais, científicos e esportivos, além de cursos de línguas e outros de interesse para a formação. As horas dedicadas às atividades de representação discente nos órgãos colegiados da UNIFESP e nas organizações profissionais e estudantis também são validadas.

 MATRIZ CURRICULAR CURSO PSICOLOGIA UNIFESP/BS (Download em PDF, clique aqui)

 
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OBSERVAÃO: Os planos de ensino dos módulos se encontram disponíveis no Projeto Pedagógico do Curso de Graduação em Psicologia, em https://www3.unifesp.br/prograd/app/cursos/index.php/prograd/arq_projeto/783