Fisiologia do Exercício Aplicado Á Clínica - EAD

A Fisiologia Clínica do Exercício, ou Fisiologia do Exercício Aplicada à Clínica, pode ser definida como um ramo do conhecimento biomédico que, por meio de uma abordagem muldisciplinar, dedica-se ao estudo e avaliação integrados dos mecanismos sistêmicos de tolerância ao esforço, buscando respostas objetivas para a melhora no desempenho de indivíduos saudáveis ou recuperação funcional de pacientes.

A importância clínica dos conhecimentos associados às condições de esforço foi reconhecida há bastante tempo. Entretanto, a Fisiologia e a Fisiopatologia do Exercício são abordadas apenas superficialmente durante a formação acadêmica. O estudo da Fisiologia do Exercício Aplicada à Clínica constitui oportunidade única de reunir conhecimentos de Matemática, Química, Física, Biologia Geral, Anatomia, Fisiologia e Clínica, além de conhecimentos farmacológicos e psicobiológicos.

​E foi para proporcionar ao aluno o conhecimento necessário para o entendimento da Fisiologia do Exercício aplicada à Clínica, que o Prof. Dr. Victor Zuniga Dourado, do Departamento de Ciências do Movimento Humano do Campus Baixada Santista da Unifesp, desenvolveu o curso de especialização Lato Sensu nesta temática.

A modalidade de ensino a distância, possibilitando que diversos estudantes do Brasil e do Mundo possam se especializar em uma Universidade de Excelência tal como a Unifesp.