Internacionalização

No mundo atual, o conhecimento precisa ser produzido levando-se em consideração o caráter global da aquisição do saber. Neste contexto, a biotecnologia, como uma área interdisciplinar, exige reflexões que vão além das questões locais uma vez que demanda aplicação de tecnologias desenvolvidas em diversas regiões do planeta.

O Programa de Pós-Graduação em Bioprodutos e Bioprocessos possui um corpo docente altamente qualificado com produção científica de alto impacto, a qual decorre de parcerias locais e internacionais. A consolidação e ampliação destas colaborações é parte fundamental da estratégia do Programa, que visa tanto estimular a mobilidade de alunos e docentes, como propiciar a infraestrutura adequada para recepção de pesquisadores estrangeiros que venham participar de atividades de pesquisa ou de ensino. 

Os alunos são preparados para serem capazes de discutir ciência em inglês com pesquisadores internacionais, o que é realizado através da oferta de uma ampla grade de disciplinas apoiadas em bibliografia majoritariamente em inglês. Algumas ainda são oferecidas exclusivamente neste idioma, envolvendo a apresentação e discussão de resultados nesta língua. Com o objetivo de flexibilizar a grade e permitir a participação de estágios no exterior, as disciplinas obrigatórias são oferecidas anualmente. Por fim, oportunidade de fomento para intercâmbios das principais agencias são divulgadas regularmente.