Biologia Celular para Profissionais da Saúde

Nível: Mestrado e Doutorado
Docente responsável: Carolina Prado de França Carvalho e Gláucia Castro-Champion
Frequência mínima obrigatória: 75%
Carga horaria total: 45 horas – 3 créditos
Ementa: Abordagem integrada da célula em suas dimensões bioquímica e genética. Estudo e reconhecimento dos fenômenos celulares como base dos fenômenos sistêmicos. Compreensão da fisiologia celular normal e alterada, com enfoque na integração entre vias bioquímicas e eventos de ordem genética. Abordagem/discussão das descobertas recentes envolvendo alterações em diferentes dimensões da fisiologia celular e suas consequências no desenvolvimento/curso de patologias de maior relevância aos profissionais da saúde.
Bibliografia Básica:
- ALBERTS, B., JOHNSON, A., LEWIS, J., RAFF, M., ROBERTS, K., WALTER, P. Biologia Molecular da Célula. 4a ed. São Paulo: Artmed, 2004.
- LODISH, H., BERK, A., ZIPURSKY S.L., MATSUDAIRA, P., BALTIMORE, D., DARNELL, J.E. Biologia Celular e Molecular. 5a ed. São Paulo: Artmed, 2005.
- CAMPBELL, MARY K. Bioquímica. [Biochemistry]. 3.ed. Porto Alegre: Artmed, 2000. 752 p.
- NUSSBAUM, R.L., MCLNNES, R.R., WILLARD, H.F. Thampson & Thompson - Genética Médica. 6a e 7a. eds. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2002.
- ARTIGOS CIENTÍFICOS: seleção de artigos das principais bases de dados, a serem apresentados pelo estudantes na forma de seminários.