Métodos e Técnicas de Pesquisa em Biotecnologia

Nível: Mestrado
Docente responsável: Ana Claudia Muniz Renno
Departamento do docente responsável: Biociências
Frequência mínima obrigatória: 75%
Carga horária total: 60 horas – 4 créditos
Áreas Disciplinares abrangidas: Metodologia da pesquisa científica, redação técnica, estatística, epidemiologia, bioética.
Objetivos Gerais: Compreender os princípios que norteiam o desenvolvimento de um trabalho científico; desenvolver a capacidade de elaborar e executar projetos de pesquisa científica que atendam às prerrogativas da construção do conhecimento científico e intelectual da área de Biotecnologia; aprender a utilizar as ferramentas e técnicas de busca bibliográfica; ler, analisar e interpretar textos; discutir a estruturação dos pré-projetos formulados pelos alunos.
Ementa: Compreensão das origens e das características do pensamento científico. Entendimento da ciência cartesiana, suas potencialidades e seus limites, da crise epistemológica e da transição paradigmática, abarcando as novas formas de produção de conhecimento: inter, multi e trans-disciplinaridade. Introdução ao conhecimento básico da fundamentação metodológica, ética e operacional da investigação científica na área de Biotecnologia, com apresentação das abordagens quanti e qualitativas e dos diferentes tipos de desenhos de estudos. Instrumentalização dos alunos para a elaboração de projetos, bem como para a produção de relatórios de pesquisa e artigos científicos. Introdução às técnicas de análise estatística.
Conteúdo programático:
- Introdução à metodologia científica
- O modelo cartesiano e a crise na ciência
- Pesquisa epidemiológica
- Pesquisa qualitativa em nutrição
- Pesquisa experimental em nutrição
- Pesquisa clínica
- Ética/Bioética na pesquisa
- Diretrizes para a elaboração de projetos de pesquisa
- Formulação das hipóteses
- Elaboração dos procedimentos metodológicos e técnicos
- Estabelecimento do cronograma de pesquisa
- Logicidade do trabalho científico
- Métodos de pesquisa bibliográfica
- Vieses em desenhos de estudos (erro sistemático), erro randômico, fatores de confusão e interação
- Critérios de Causalidade
- Referências bibliográficas – Normatização
Avaliação: Apresentação de Projeto de Pesquisa
Bibliografia Básica:
Santos, AR. Metodologia científica: a construção do conhecimento. 6.ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2004. 166.
Minayo MCS. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. 12ª. ed. São Paulo: Hucitec; 2004.
Moraes, IN; Amato, ACM. Metodologia da pesquisa científica. São Paulo: Roca, 2007
Bibliografia Complementar:
Campana, AO. Metodologia da Investigação Científica aplicada à área biomédica. 1. O método científico. J Pneumol 1999; 25(1): 25-46.
Campana AO. Metodologia da investigação científica aplicada à área biomédica. 2. Investigações na área médica. J Pneumol 1999; 25(2): 84-93.
Haddad, N. Metodologia de estudos em ciências da saúde: como planejar, analisar e apresentar um trabalho científico. São Paulo: Roca, 2004.
Hulley, S et al. Delineando a pesquisa clínica: uma abordagem epidemiológica. [Designing clinical research]. 3.ed. Porto Alegre: Artmed, 2008.
Marconi, MA; Lakatos, EM. Fundamentos de metodologia científica. 7.ed. São Paulo: Atlas, 2010
Vasconcelos, EM. Complexidade e pesquisa interdisciplinar: epistemologia e metodologia operativa. Petrópolis: Vozes, 2002
Medronho, RA et al. Epidemiologia. 2 ed. São Paulo: Atheneu, 2009.
Sagan C. O mundo assombrado pelos demônios: a ciência vista como uma vela no escuro. São Paulo: Companhia das Letras; 2006.
Morin E. A cabeça bem-feita: repensar a reforma, reformar o pensamento. 18ª. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2010.
Miller J, Deutsch J. Food studies: an introduction to research methods. New York: Berg; 2009.
Medronho RA. Epidemiologia. 2a. ed. São Paulo: Atheneu; 2009.
Minayo MCS, Sanches O. Quantitativo-Qualitativo: Oposição ou Complementaridade? Cad. Saúde Públ 1993; 9: 239-62.
Haddad N. Metodologia de estudos em ciências da saúde: como planejar, analisar e apresentar um trabalho científico. São Paulo: Roca; 2004.

 

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