Estágio docente

Frequência mínima obrigatória: 75%
Carga horária total: 30 horas – 2 créditos
Áreas Disciplinares abrangidas: Biotecnologia
Objetivos Gerais: Introduzir o aluno a docência, de modo que ele possa vivenciar atividades em sala de aula, acompanhar o docente responsável e ministrar aulas (teóricas e práticas) supervisionadas, de modo a contribuir para sua formação como docente.
Ementa: Sistema educacional brasileiro e suas particularidades no campo da saúde. A docência universitária em saúde: tendências e desafios.
Processo de planejamento de ensino: construção coletiva. Trabalho docente em saúde: condições, dimensões políticas, educacionais e técnicas.
Conteúdo programático:
Acompanhamento das atividades docentes;
Envolvimento com aulas didáticas e praticas;
Monitorias;
Avaliação: Desempenho e didatica durante as atividades em sala de aula
Bibliografia Básica:
Santos, AR. Metodologia científica: a construção do conhecimento. 6.ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2004. 166.
Minayo MCS. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. 12ª. ed. São Paulo: Hucitec; 2004.
Moraes, IN; Amato, ACM. Metodologia da pesquisa científica. São Paulo: Roca, 2007
Bibliografia Complementar:
Campana, AO. Metodologia da Investigação Científica aplicada à área biomédica. 1. O método científico. J Pneumol 1999; 25(1): 25-46.
Campana AO. Metodologia da investigação científica aplicada à área biomédica. 2. Investigações na área médica. J Pneumol 1999; 25(2): 84-93.
Haddad, N. Metodologia de estudos em ciências da saúde: como planejar, analisar e apresentar um trabalho científico. São Paulo: Roca, 2004.
Hulley, S et al. Delineando a pesquisa clínica: uma abordagem epidemiológica. [Designing clinical research]. 3.ed. Porto Alegre: Artmed, 2008.
Marconi, MA; Lakatos, EM. Fundamentos de metodologia científica. 7.ed. São Paulo: Atlas, 2010
Vasconcelos, EM. Complexidade e pesquisa interdisciplinar: epistemologia e metodologia operativa. Petrópolis: Vozes, 2002
Medronho, RA et al. Epidemiologia. 2 ed. São Paulo: Atheneu, 2009.
Sagan C. O mundo assombrado pelos demônios: a ciência vista como uma vela no escuro. São Paulo: Companhia das Letras; 2006.
Morin E. A cabeça bem-feita: repensar a reforma, reformar o pensamento. 18ª. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2010.
Miller J, Deutsch J. Food studies: an introduction to research methods. New York: Berg; 2009.
Medronho RA. Epidemiologia. 2a. ed. São Paulo: Atheneu; 2009.
Minayo MCS, Sanches O. Quantitativo-Qualitativo: Oposição ou Complementaridade? Cad. Saúde Públ 1993; 9: 239-62.
Haddad N. Metodologia de estudos em ciências da saúde: como planejar, analisar e apresentar um trabalho científico. São Paulo: Roca; 2004.