Monitoramento Ambiental de Contaminantes Orgânicos

Departamento do docente responsável: Ciências do Mar
Frequência mínima obrigatória: 75%
Carga horária total: 30 horas – 2 créditos
Áreas Disciplinares abrangidas: Química Ambiental, Poluição Aquática, Ecotoxicologia
Objetivos Gerais: Apresentar os principais grupos de contaminantes ambientais bem como as principais técnicas empregadas no monitoramento e detecção de níveis e efeitos
Ementa: Princípios e aplicações sobre monitoramento ambiental de contaminantes orgânicos, estabelecimento de grades amostrais, avaliação espaço temporal de contaminantes orgânicos, monitoramento passivo versus monitoramento ativo, técnicas de coleta e preparação de amostras, técnicas de determinação de contaminantes orgânicos, uso de biomarcadores na avaliação do impacto produzido por contaminantes orgânicos, análise estatística de dados gerados a partir de monitoramentos.
Conteúdo programático:
Princípios e aplicações sobre monitoramentos ambientais de contaminantes orgânicos: Definições e principais aplicações de monitoramento ambiental.
Estabelecimento de grades amostrais: Fatores importantes na determinação de pontos amostrais. Relação entre fonte de contaminação e os níveis ambientais de contaminantes. Relação entre contaminantes orgânicos e processos físicos, geológicos e químicos que potencializam ou atenuam os níveis ambientais.
Avaliação espaço temporal de contaminantes orgânicos: Técnicas de monitoramento aplicadas na análise espacial e temporal de contaminantes orgânicos. Escolha de matrizes de estudo. Uso de testemunhos e sua relação com a taxa de sedimentação.Monitoramento passivo versus monitoramento ativo: Caracterização e diferenciação entre a aplicação das duas técnicas de monitoramento. Vantagens e desvantagens de ambas. Aparatos usados no monitoramento ativo de contaminantes orgânicos.
Técnicas de coleta e preparação de amostras: Cuidados necessários à coleta, processamento e armazenamento de diferentes tipos de amostras ambientais. Técnicas de secagem, desagregação, e extração de contaminantes orgânicos a partir de amostras ambientais. Fatores que podem atuar como interferentes nas análises. Técnicas de determinação de contaminantes orgânicos: Descrição das principais técnicas empregadas na análise e determinação de contaminantes orgânicos em amostras ambientais. Princípios de cromatografia.
Uso de biomarcadores na avaliação do impacto produzido por contaminantes orgânicos: Definição de biomarcador, diferenciação entre biomarcador os diferentes tipos de biomarcadores, biomarcadores mais usados em monitoramentos ambientais. Vantagens e desvantagens do uso de biomarcadores.
Analise estatística de dados gerados a partir de monitoramentos: Métodos de análise mais utilizados na interpretação de dados gerados por monitoramentos ambientais. Técnicas empregadas em avaliações espaciais. Técnicas empregadas em avaliações temporais. Técnicas empregadas com uso de biomarcadores.
Avaliação: A avaliação será realizada através da apresentação de seminários e prova escrita ao final da disciplina.
Observações: A disciplina terá ênfase em técnicas de monitoramento ambiental aplicadas a ecossistemas costeiros.
Bibliografia Básica:
- Artiola, J.F. & Warrick, A.W. (2004) Sampling and Data Quality Objectives for Environmental Monitoring in Environmental Monitoring and Characterization. Elsevier (USA).
- Azevedo, F.A. & Chasin, A.A.(2004) As bases toxicológicas da Ecotoxicologia. Rima Editora
- Colin, B. (2002) Química Ambiental. Bookmann, 2ª ed.
- Clark, R. B. (2001)Marine Pollution: Oxford, Oxford University Press.
- Chidi ibe, A. & Kullenberg, G. (1995) Quality Assurance/Quality Control (QA/QC) Regime in Marine Pollution Monitoring Programmes:The GIPME Perspective. Marine Pollution Bulletin. 31:209-213.
- Moraes, R.; Crapez, M.; Pfeiffer, W.; Farina, M.; Bainy, A. e Teixeira, V. (2001) Efeitos de Poluentes em organismos marinhos. Villipress
- Nascimento, I. ; Sousa, E. & Nipper, M (2002) Métodos em Ecotoxicologia Marinha. Artes Gráficas.
- Rand, G.M. (1995) Fundamentals of Aquatic Toxicology. CRC, 2a ed.
Bibliografia Complementar:
Artigos publicados em revistas especializadas podem ser utilizados como material bibliográfico