Interações imunocerebrais e implicações nos transtornos psiquiátricos

Nível: Mestrado
Docente responsável: Regina Cláudia Barbosa da Silva
Departamento do docente responsável: Biociências
Freqüência mínima obrigatória: 75%
Carga horária total: 30 horas – 2 créditos
Áreas Disciplinares abrangidas: Biotecnologia
Objetivos Gerais: Proporcionar ao aluno o conhecimento necessário para a compreensão da ação do sistema imunológico no sistema nervoso central e suas implicações na fisiopatologia dos transtornos psiquiátricos com ênfase na esquizofrenia. Conhecer os modelos experimentais utilizados atualmente na fase de investigação pré-clínica deste transtorno entre eles o modelo de administração pré-natal de um agente patogênico, o lipopolissacarídeo (LPS), uma endotoxina bacteriana.
Ementa: O objetivo do curso é proporcionar o conhecimento das bases neuroanatômicas, neurofisiológicas e neuroquímicas na esquizofrenia, e como alterações nestas esferas irão comprometer diversos aspectos da vida do indivíduo, tais como: comportamento, emoção, percepção, atenção, memória e aprendizagem. Serão discutidas ainda, as abordagens terapêuticas utilizadas (psicossociais, psicoterápicas e farmacológicas) e os modelos experimentais mais utilizados atualmente na fase de investigação pré-clínica deste transtorno.
Conteúdo programático:
Conhecer o histórico da esquizofrenia;
Conhecer as bases neurofisiológicas e neuroquímicas da esquizofrenia;
Conhecer as abordagens terapêuticas (psicossociais, psicoterápicas e farmacológicas) utilizadas para o tratamento da esquizofrenia;
Conhecer os modelos experimentais utilizados atualmente na fase de investigação pré-clínica deste transtorno com ênfase no modelo do LPS.
Avaliação: Trabalhos e Seminários
Bibliografia Básica:
ALMEIDA R. Psicofarmacologia: Fundamentos Práticos, 1ª Edição. Editora Guanabara Koogan, 2002.
Brandão, ML; Graeff, FG. Neurobiologia dos transtornos mentais. Atheneu, Rio de Janeiro, 2014;
Fernandez, JL; Silva, MT. Interseções entre Psicologia e Neurociências. MedBook Editora Científica, Rio de Janeiro 2007;
Harrison & Roberts.The Neuropathology of schizophrenia. Progress and Interpretation. Oxford University Press. New York, 2000;
Lieberman, J.A.; Stroup, T.S.; Perkins, D.O. Fundamentos da Esquizofrenia, Artmed, São Paulo, 2013.
Maj & Sartorius Esquizofrenia. Artmed, São Paulo, 2005;
Noto, C.S; Bressan, R.A. Esquizofrenia - Avanços no Tratamento Multidisciplinar. Artmed, São Paulo, 2012.
Rang H.P., Dale M. M., Ritter J. M., Flower R. Farmacologia, 6ª Edição. Editora Elsevier, 2007.
STAHL, S. M. Psicofarmacologia: Bases neurocientíficas e aplicações práticas, 2ª Edição. Editora Medsi, 2002.
Trabalhos originais publicados em revistas indexadas de circulação nacional e internacional
Bibliografia Complementar:
Breier, A;Tran,P;Herrea, Tollefson, G; Bymaster,F. Current issues in the psychopharmacology of schizophrenia Lippincott Williams & Wilkins. Philadelphia, 2001;
Jackson and McGorry. The recognition and management of early psychosis Cambridge University Press. UK 2009;
Meyer j. S., Quenzer L. F. Psychopharmacology, Second Edition, Edit
Williamson, P. Mind, Brain and schizophrenia. Oxford University Press. New York, 2006.