TCC
O Trabalho de Conclusão de Curso é uma exigência curricular para obtenção do diploma no curso de Graduação em Serviço Social. Constitui-se na produção de uma monografia científica na qual o estudante sistematiza o conhecimento resultante de um processo investigativo originário de indagações teóricas, geradas a partir das experiências nos estágios, em projetos de Iniciação Científica (IC), ou outras experiências e reflexões de interesse, explicitadas e amadurecidas no decorrer do curso. As temáticas deverão estar situadas, sempre que possível, nas dinâmicas socioprofissionais da Região da Baixada Santista, vinculadas a objetos de investigação em suas dimensões teórico-metodológicas, ético-políticas e técnico-operativas.
Quanto à autoria, pode ser individual, em dupla ou trio. É realizado dentro de padrões e exigências metodológicas e acadêmico-científicas e construído em um processo de articulação teórico-metodológica que perpassa as Unidades Curriculares Oficina de TCC no 7º Termo e Orientação de TCC I e II (8º e 9º Termos).
O TCC compõe a carga horária total do curso e possui como pré-requisitos Oficina de TCC.
O/A estudante no processo de construção do TCC, conta com a orientação de um/a docente do Curso de Serviço Social ou de outros cursos/campi da UNIFESP. Quando de orientadores de outros cursos, este deverá ter necessariamente um percurso de estudos e pesquisas voltadas às temáticas do TCC. Cada orientador/a tem, no máximo, 05 TCCs sob sua responsabilidade.
Conforme prevê o Regulamento do TCC (ANEXO 6), no 9º Termo, finalizando este processo, é realizada a banca de Apresentação Oral Pública, constituída por dois membros, sendo o/a orientador e um convidado/a. Quando o/a orientador/a não tiver formação em serviço social necessariamente o/a convidado/a leitor/a deverá ser um/a docente do curso, com formação em serviço social.