06.07.2017 - XXI Seminário Clínico do Serviço-Escola de Psicologia - Unifesp/Baixada Santista: "O Som da Saúde"

Data: 06 de julho de 2017, das 10h às 12:30 h.

Local: Serviço-Escola de Psicologia - UNIFESP/Baixada Santista. Avenida Epitácio Pessoa, nº 741, Ponta da Praia, Santos/SP.

Apresentação - Estagiária Marselle Alves de Andrade
Debatedor: Prof. Dr. Marcos A. T. Cipullo.
Discussão - Membros do conselho gestor do SEP presentes e participantes do evento.

O Som da Saúde

Autores: Marselle A. de Andrade, Marcos A. T. Cipullo, Laura C. Lima, Gabriela L. Rosa

Criado por meio de pesquisa de iniciação científica, o grupo Som da Saúde traz o desenho de um modelo interventivo em saúde que utiliza a música e seus recursos musicais como dispositivos terapêuticos e complementares ao cuidado na área da Psicologia. Tem como proposta trabalhar os vários aspectos da vida de uma maneira musical, utilizando os três elementos estruturantes da música – ritmo, harmonia e melodia – como facilitadores da experiência grupal. Assim, trabalham-se os ritmos da vida e do coração pela ótica da pulsação que orienta as ações pessoais, as memórias de quando criança por meio da lembrança e do canto dos sons da infância, as emoções e pensamentos suscitados ao ouvir determinadas melodias, a comunicação grupal realizada por meio da improvisação de sons ao invés do uso das palavras.

As oficinas do projeto acontecem em parceria com a psicóloga do trabalho Gabriela Lyra Rosa na Sessão de Recuperação e Vigilância em Saúde do Trabalhador (SEVREST) de Santos e, tem como público alvo pessoas que apresentam quadros de LER/DORT, lombalgia, dores crônicas e/ou algum tipo de adoecimento psicológico. Desta forma, com o uso da música, o grupo Som da Saúde pretende contribuir para a vivência de momentos prazerosos e de bem-estar que possam proporcionar aos participantes experiências que permitam a ressignificação da existência e criação de outros modos de vida, muitas vezes adoecida e enrijecida pelo sofrimento vivido.