05.09.2017 - Aula Inaugural do Curso de Gestão Autônoma da Medicação

Acontecerá no dia 05/09, das 13:30 às 17:30, na UNIFEPS Baixada Santista, unidade Silva Jardim no. 136, Vila Mathias, no saguão principal a aula inaugural do Curso “Gestão Autônoma de Medicação” (GAM).

Trata-se de uma parceria entre a Unifesp e a Prefeitura de Santos, para o desenvolvimento de um projeto de pesquisa denominado "Observatório Internacional de Práticas GAM", que envolve a conformação de uma Rede-Escola entre Brasil, Espanha e Canadá, para a produção de conhecimento, implantação e avaliação da estratégia GAM.

O Curso será oferecido a 60 profissionais atuantes da Rede de Atenção Psicossocial de Santos, incluindo médicos, enfermeiros, psicólogos, terapeutas ocupacionais, farmacêuticos, assistentes sociais, técnicos de enfermagem, e acompanhantes terapêuticos, dos serviços de Saúde Mental e da Atenção Básica em Saúde, ao longo de dois meses, com objetivo de prepará-los para a implementação do Guia de Gestão Autônoma da Medicação no Município de Santos.

A aula inaugural, 05/09, será aberta para todos os profissionais da Rede de Atenção à saúde da cidade, além de docentes e estudantes interessados em conhecer a nova ferramenta.

A Gestão Autônoma de Medicação propõe a problematização da centralidade dos medicamentos no âmbito do cuidado em saúde mental, com base nos princípios dos direitos e protagonismo dos usuários, e da gestão compartilhada dos projetos terapêuticos, ampliando as informações sobre o processo do tratamento, e sobre a interface dos psicofármacos com as diferentes dimensões da vida.

A estratégia GAM se coloca no cenário de superação das práticas manicomiais e asilares, recolocando a questão do uso de medicamentos no contexto do tratamento. Abre a expectativa de ampliar as dimensões consideradas nos processos de avaliação e intervenção em saúde mental, possibilitando a apropriação para que os usuários se aproximem de uma medicação que lhes convêm.

A inscrição para a aula aberta poderá ser feita pelo link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdmNZUej5wMzxuiQgsnIkHRzvRhTBrnrVypyzfA8R2FYVYzIg/viewform?c=0&w=1&includes_info_params=true