11 a 14.04.2018 - Seminário Internacional “Trabalho Portuário e Sindicalismo nos Portos em Tempos de Crise”

tit-sem.jpg

Data:
11 a 14 de abril de 2018

Local: Auditório do Sindicato dos Petroleiros – Litoral – SINDIPETRO -Av. Conselheiro Nébias, 248 – Paquetá-Santos-SP-Brasil.

Inscrição: de 19 de janeiro a 9 de abril de 2018 em: http://www.fundacentro.gov.br/cursos-e-eventos/proximos-eventos

Objetivo: colocar em discussão o trabalho portuário e os caminhos do sindicalismo na construção dos enfrentamentos e das resistências em tempos de crise mundial do capital, a partir da construção de diálogo entre as (os) pesquisadoras (es) (Universidades e Instituições no Brasil, Portugal, Alemanha e Chile) e trabalhadores que constroem as relações dos sindicatos (federações e associações) com seus atores sociais no âmbito do trabalho portuário no Brasil e em outros países (Portugal, Espanha, Uruguai, Chile e Argentina). Espera-se o compartilhamento de saberes e possível visualização de novas ações que possam se somar no enfrentamento da exploração capitalista e na luta por garantia de trabalho.

Organização do Evento:

Unifesp-Universidade Federal de São Paulo (Profa. Dra. Fátima Queiróz, Profa. Dra. Liduína Oliveira e Késia Winter),
Fundacentro-Fundação Jorge Duprat Figueiredo (Engenheiro Josué Silva e Tarsila Ponce)
FESPSP-Fundação Escola de Sociologia Política de São Paulo (Profa. Dra. Carla Diéguez)

Participação (na organização e nos dias do evento) de Estudantes da Unifesp:

Marina Broday (1° ano do Curso de Psicologia); Marcia Rodrigues (1° ano - Serviço Social);
Lívia dos Santos (1° ano - Serviço Social);
Luiz Felipe Coelho Ferreira (3° ano - Psicologia).

International Dockworkers Council-IDC;
Sindicato dos Estivadores de Chile
Sindicato dos Estivadores de Argentina
Sindicato dos Estivadores de Uruguai
Coordinadora Estatal de Trabajadores del Mar (Espanha)
Sindicato dos Estivadores e da Actividade Logística–SEAL (Portugal)
Sindicato dos Estivadores de Santos, São Vicente e Cubatão (Brasil)
Sindicato dos Estivadores do Estado do Espirito Santo (Brasil)
Sindicato dos Estivadores dos Portos de Pernambuco (Brasil)
Sindicato dos Operários Portuários de Santos– Sintraport (Brasil)
Sindicato dos Petroleiros do Litoral Paulista – Santos (Brasil)
Universidade de São Paulo – USP (Brasil);
Escola FIEMG de Formação Gerencial (Brasil)
Universidad Arturo Prat – Iquique (Chile)
GLU- Global Labour Network (Alemanha)
Centro de Excelência Portuária do Porto de Santos–CENEP - (Brasil)
Centro de Conhecimento Portuário e Retroportuário–CENCOPORT (Brasil),
Portogente (Brasil).
Radiosilva – Unifesp (Brasil)
Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC (Brasil)

Clique aqui para conferir a programação.

Apoio Financeiro – FAPESP, processo n° 2018/00197-2

ogo_fapesp.jpg