18.10.2018 - Semana Nacional de Ciência e Tecnologia Workshop “Matriz Energética Brasileira”

O Brasil, assim como diversos países no mundo, encontra-se num momento de transição energética impulsionada não só por fatores socioeconômicos como também por questões ambientais de cunho regional e global. A disponibilidade de recursos energéticos é fator primordial para promover o crescimento econômico do país e elevar o bem-estar e a qualidade de vida da sociedade. No entanto, a ampliação da oferta de energia realizada sem planejamento baseado em conhecimento e desenvolvimento técnico-científico pode acarretar impactos ambientais que afetem a sustentabilidade dos benefícios que o acesso à energia traz no seu bojo.

As questões ambientais relacionadas à matriz energética brasileira abrangem aspectos relacionados à aproveitamento de recursos hídricos da Amazônia, aumento da emissão de gases de efeito estufa em razão do uso de termoelétricas alimentadas por combustíveis fósseis, impacto da variabilidade climática nos recursos hídricos, intermitência de fontes alternativas como a energia solar e eólica, expansão de áreas agrícolas para produção de biomassa. Todas essas questões estão relacionadas com a oferta e atendimento de energia elétrica e com o transporte de cargas.

Neste contexto, planejar a expansão do sistema energético torna-se uma tarefa árdua, face às incertezas políticas, econômicas e mudanças tecnológicas em curso. Este evento visa oferecer um espaço para discussão dos cenários apresentados nos documentos de planejamento do setor energético brasileiro e das alternativas e perspectivas futuras para alavancar o uso de fontes alternativas com base em três pilares de sustentação: garantir a segurança energética do país, assegurar a sustentabilidade socioambiental do setor, e ampliar o suporte técnico-científico para o desenvolvimento tecnológico com base na capacitação de recursos humanos e apoio à pesquisa e desenvolvimento em território nacional.

O evento será composto por duas mesas redondas reunindo pesquisadores e representantes das organizações governamentais e não-governamentais com atividades diretamente relacionadas às temáticas apresentadas.

Local: Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Santos.
Dr. Artur Porchat de Assis, 47 - Boqueirão - Santos / SP.
Data: 18/10/2018 Horário: 9:00 às 17:00

Comitê Organizador:
Prof. Dr. Fernando Ramos Martins (UNIFESP/Departamento de Ciências do Mar)
Prof. Dr. Cledson Akio Sakurai (UNIFESP/Departamento de Ciências do Mar)
Profa. Dra. Liliane Janikian (UNIFESP/Departamento de Ciências do Mar)
Prof. Dr. Emiliano Castro (UNIFESP/Departamento de Ciências do Mar)

Institutição Organizadora
Universidade Federal de São Paulo