Cartograma 2019

A programação do Cartograma 2019 vai de 25/03 a 13/05, com encontros, conversa, lançamento de livro.

O evento acontecerá na no Edifício Central do Campus Baixada Santista da Unifesp - Rua Silva Jardim, 136 - Santos/SP

Abaixo, segue a programação completa. Participem!

Cartograma 2019

::ciclo expandido

encontros sobre

corpo, arte, performance na esfera pública:

flyer_ciclo_ok.jpg

A performance na Esfera Pública

CONVERSA com Ana Pais (Portugal)

14h

Ritmos Afectivos nas Artes Performativas

LANÇAMENTO DE LIVRO + CONVERSA

Com Ana Pais (Portugal)

Ana Pais é investigadora de pós-doutoramento em artes performativas (bolseira FCT). É

autora de O Discurso da Cumplicidade. Dramaturgias Contemporâneas (Colibri 2004).

Editou a antologia Performance na Esfera Pública (Orfeu Negro 2017) e o ebook

Performance in the Public Sphere (www.performativa.pt). Foi crítica de teatro entre

2003 e 2004 nos jornais Público e Expresso. Entre 2005 e 2010, leccionou na Escola

Superior de Teatro e Cinema. Como dramaturgista, colaborou com criadores de teatro e

dança em Portugal. Concebeu, coordenou e produziu vários eventos de curadoria

discursiva, dos quais destaca o ciclo de conferências O Poder dos Afectos (Culturgest

2015) e o Projecto P! (Lisboa, 10-14 Abril 2017). É investigadora integrada no

CET/FLUL e colaboradora do INET-MD, ambos centros de investigação da

Universidade de Lisboa.

9h

“No que está por vir, seremos todos filósofos-engenheiros-dançarinos, ou não seremos nada”

CONVERSA com Renzo Taddei (UNIFESP)

Renzo Taddei é professor do Instituto do Mar e do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da UNIFESP. É pesquisador do Centro de Pesquisas sobre Decisões Ambientais da Universidade Columbia, em Nova York. Na mesma cidade é vice-diretor do Instituto Comitas para Estudos Antropológicos, onde dirige o programa de educação etnográfica. Sua formação acadêmica inclui a antropologia, a pedagogia e a engenharia; antes de tornar-se pesquisador acadêmico, trabalhou como fotógrafo e professor de fotografia.

14h

Minor Movement (Movimento Menor)

CONVERSA com Erin Manning (Canadá)

Erin Manning é professora na Faculdade de Belas Artes da Universidade de Concordia (Montreal, Canadá). Ela também é a fundadora do SenseLab (www.senselab.ca), um laboratório que explora as interseções entre prática artística e filosofia através da matriz do corpo sensor em movimento. Projetos de arte atuais são focados em torno do conceito de gestos menores em relação à cor e ao movimento. As exposições de arte incluem as Bienais de Sydney e Moscou, Glasshouse (Nova York), Museu de Arte de Vancouver, Museu McCord (Montreal) e Casa das Culturas do Mundo (Berlim) e Galeria Galateca (Bucareste). As publicações incluem Por uma Pragmática do Inútil (Duke UP, no prelo), O Menor Gesto (Duke UP, 2016), Sempre Mais do Que Um: Dança de Individuação (Duke UP, 2013), Relationscapes: Movimento, Arte, Filosofia (Cambridge, Massachusetts) .: MIT Press, 2009) e, com Brian Massumi, Pensamento na Lei: Passagens na Ecologia da Experiência (Minnesota UP, 2014)

9h

Performances em diáspora na paulicéia negra - agências que interrogam o olhar do Outro

CONVERSA com Luciane Ramos (Revista O Menelick2Ato / Acervo África )

Luciane Ramos-Silva é artista da dança , antropóloga e mediadora cultural. É doutora em Artes da Cena e mestre em antropologia pela Unicamp. Tem especialização em diáspora africana pelo David C. Driskell Center for the Study of the African Diaspora. Nos últimos dez anos desenvolveu projetos sobre corpo, cultura e colonialidade aprofundando as relações sul-sul entre o Brasil e contextos da África do Oeste. É gestora do Acervo África, espaço de pesquisa sobre cultura material africana e co-dirige a revista O Menelick 2Ato, publicação que aborda as sociedades do ocidente negro. Atuou em diversas universidades, espaços comunitários e zonas de conflito no Brasil, EUA, México, Senegal assim como colaborou com artistas e grupos Cia Sansacroma , Fragmento Urbano, Amara Tabor-Smith, Wendy Jehlen, Irineu Nogueira, Morena Nascimento entre outros. Compõe a Anykaya dance Theater , Cia sediada em Boston.

Como a Performance lida com a Alteridade na Constituição da Esfera Pública

CONVERSA com Christine Greiner (PUC-SP)

Christine Greiner é professora livre-docente da PUC-SP, onde ensina no Programa de Estudos Pós-Graduados em Comunicação e Semiótica e no curso de Artes do Corpo. É autora de diversos livros e artigos, publicados no Brasil e no exterior, que analisam arte contemporânea, cultura japonesa e filosofia do corpo.