Congresso Acadêmico Unifesp 2020 discute a importância da ciência e da universidade para a sociedade

Totalmente virtual, evento está com inscrições gratuitas e abertas para todos(as) os(as) interessados(as)

congresso academico conectados PORTAL

A Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) realizará, entre os dias 13 e 17 julho de 2020, mais uma edição de seu Congresso Acadêmico, que, neste ano, acontecerá em sua totalidade em ambiente virtual, por conta da pandemia de covid-19. Com o tema Ciência e Universidade: transformações para a sociedade, o congresso enfatizará o papel da universidade e sua relevância para a pesquisa, ciência e inovação tecnológica e social, principalmente, no atual cenário mundial. A participação no evento é gratuita e aberta a todos(as) os(as) interessados(as). Já são mais de 5 mil inscritos. Para se inscrever, basta acessar aqui.


O evento permitirá a integração de todos os campi da Unifesp em sessões científicas conjuntas para debates de diversos temas e sobre os trabalhos dos programas acadêmicos existentes na instituição, seja na graduação, pós-graduação e extensão e cultura, nas diferentes áreas do conhecimento. Foram submetidos, para essa sexta edição, 1.745 trabalhos, o maior número de submissão de todos os congressos realizados. Serão mais de 250 horas de conteúdos ao longo dos cinco dias de evento, que terá transmissão simultânea em seis salas. Para acessar os trabalhos, clique aqui.

Os desafios trazidos pelo novo coronavírus também serão debatidos durante o encontro. “É um tema muito importante, e iremos discuti-lo na saúde, na educação e no papel da ciência que, dentro desse atual contexto de pandemia, tem sido fundamental como perspectiva de enfrentamento futuro", ressalta Gabriela de Brelàz, presidente da comissão central responsável pela organização do evento.

Os destaques da programação do congresso ficam por conta da Aula Magna com Drauzio Varella e demais palestras e mesas temáticas que abordarão os seguintes temas: distanciamento social e saúde mental; Estado e democracia; o ensino superior em contexto de isolamento social; desigualdades e participação social; experiências internacionais no combate à covid-19; mulheres em cargos de liderança; meio ambiente e os desafios atuais; racismo; empreendedorismo na universidade; comunicação em tempos de pandemia; e o futuro das universidades, entre outros. Haverá também apresentações culturais pensadas especialmente para o encontro. Todas as palestras e mesas estão listadas na programação.

Visando facilitar a organização de forma a não perder as sessões de seu interesse, é possível programar a sua própria agenda. Para isso, é muito simples: basta acessar, no menu do portal do congresso, o item Agenda. Nele, você pode selecionar o que deseja assistir, clicando em Quero adicionar essa sessão em minha agenda. Com isso, aparecerão avisos sobre o início das atividades adicionadas. Em Minha Agenda, toda a programação agendada por ser consultada. Ao colocar na agenda, você se programa e receberá um lembrete. Você também poderá assistir a outras sessões se quiser, sem precisar inserir as sessões em sua agenda.

Acompanhe ainda as atividades artístico-culturais propostas pela comunidade Unifesp pelo link <https://congresso.unifesp.br/atividades-culturais/>.

E há mais uma novidade: estudantes podem divulgar sua participação no evento utilizando cards e vídeos personalizados (o conteúdo está disponível em <https://congresso.unifesp.br/apresentacao/>). Se desejar criar um card, descarregue o arquivo com o modelo de sua preferência, insira as informações descritas, por meio de qualquer programa de edição de imagem, e salve no formato .JPG ou .PNG. Caso prefira criar uma versão em vídeo, basta abrir o arquivo com o modelo em PPT desejado, inserir as informações sobre a apresentação e exportar como MP4.

Demais informações sobre o Congresso Acadêmico Unifesp 2020 podem ser encontradas no site <https://congresso.unifesp.br/>.

Não se esqueça de compartilhar os materiais personalizados na sua rede social acompanhado das hashtags #CongressoVirtualUnifesp2020 e #Unifesp.