3/8/2020: Conferência – Aula inaugural da Disciplina “Tópicos Avançados Sonhos, Juventudes e Psicanálise” do Programa de Pós Graduação da Unifesp - Programa Interdisciplinar em Ciências da Saúde

unifespAulaInauguralTales21JUL

Tema:

Sonho e o Despertar na História

com o Prof. Dr. Tales Ab’Sáber

Uma parceria entre Unifesp Campus Baixada Santista
&
Ubuntu Formação Continuada em Psicanálise
<https://www.ubuntupsicanalise.com/>

Atividade de Extensão
ProEC – Pró-Reitoria de Extensão e Cultura

Transmissão pelo Youtube:

Dia: 3 de agosto de 2020
Horário: 18 horas às 20h30.
Público-alvo: público em geral; estudantes da graduação e da pós-graduação; profissionais da saúde

Trata-se de evento aberto para toda a comunidade que versará sobre a teoria dos sonhos na abordagem psicanalítica em suas articulações com o contexto de crise política e econômica na sociedade brasileira.

"Sonhos e o Despertar na História" se refere à Aula Inaugural na Disciplina "Tópicos Avançados Sonhos, Juventudes e Psicanálise" que será ministrada pelo professor e psicanalista da Unifesp - Campus Guarulhos, como atividade acadêmica que apresenta a proposta da disciplina oferecida no Programa de Pós-graduação - Mestrado Interdisciplinar em Ciências da Saúde. O evento é aberto para a comunidade acadêmica e pessoas de todo o país que tenham interesse pela temática dos sonhos em suas articulação com o contexto sociopolítico. Trata-se de construir, no ambiente online, um clima de reflexão sobre a importância dos conteúdos oníricos que são mobilizados em contexto de pandemia e crise econômica e política no Brasil contemporâneo. Serão apresentadas as ideias de Sigmund Freud sobre os sonhos, presentes no livro "A Interpretação dos Sonhos", e suas transformações no que se refere às inflexões causadas pelas consequências da Primeira Guerra Mundial. Entre os textos que respondem a essas mudanças na teoria psicanalítica estão: "Considerações Atuais Sobre a Guerra e a Morte"; "Introdução a Psicanálise da Neurose de Guerra" e "Além do Princípio do Prazer". As contribuições dos teóricos críticos da sociedade também serão consideradas, principalmente, as ideias de Walter Benjamin e Theodor Adorno. Há que se fazer referência também às contribuições do livro de Charlotte Beradt "Sonhos do Terceiro Reich" que inaugurou um modo de pensar os sonhos como sismógrafos que revelam conflitos de um contexto histórico específico e o tipo de inflexão ideológica direcionada aos sujeitos em épocas totalitárias. Cabe ressaltar que este evento de extensão está vinculado ao Projeto de Extensão Arte e Sonho: abordagem psicanalítica nos modos de cuidar das Juventudes que prevê como uma de suas ações os encontros com o grupo de estudos "Sonhos, Juventudes e Psicanálise" que ocorrem quinzenalmente.

Tales Ab’Sáber é psicanalista. Formado em Cinema pela Escola de Comunicações e Artes da USP, por onde é mestre em Artes. Psicológo pelo Instituto de Psicologia USP, onde defendeu Doutorado sobre clínica psicanalítica contemporânea. É membro do Departamento de Psicanálise do Instituto Sedes Sapientiae e professor de Filosofia da Psicanálise no Curso de Filosofia da Unifesp. Tem trabalhos publicados em revistas especializadas e também na grande imprensa. Em 2005 recebeu o Prêmio Jabuti na categoria Melhor Livro de Psicologia, Psicanálise e Educação com o livro O Sonhar Restaurado - Formas do Sonhar em Bion, Winnicott e Freud (Ed. 34).

Organização:

Coordenadora responsável: Jaquelina Imbrizi – Mestre e Doutora, Professora Associada da Unifesp -Baixada Santista, onde desenvolve atividades na graduação e nos Programas de Pós-graduação: Ensino em Ciências da Saúde (MP) e Interdisciplinar em Ciências da Saúde (MA). Coordenadora do Projeto de Extensão Arte e Sonho: abordagem psicanalítica nos modos de cuidar das Juventudes.

Vice coordenador: Tales Ab’Sáber – Professor da Unifesp – Campus Guarulhos

Colaboradores: Jussara de Souza Silva e Laís Garret

Organização do canal Ubuntu: Caio Garrido, diretor e criador da Ubuntu; Caio é psicanalista e escritor. Mestrando pelo Programa interdisciplinar em Ciências da Saúde pela Unifesp Baixada Santista <https://www.facebook.com/caiogarridopsicanalista/>.