Indústria Cultural e produção onírica no contemporâneo: Aula Aberta com Tales Ab´Sáber

flyerImage2021 02 12at13.48.49

Conferência – Aula Aberta da Disciplina “Tópicos Avançados Sonhos, Juventudes e Psicanálise II” do Programa de Pós Graduação da Unifesp - Programa Interdisciplinar em Ciências da Saúde:


Tema:
Indústria Cultural e produção onírica no contemporâneo: Aula Aberta com Tales Ab´Sáber
com o prof. Dr. Tales Ab’Sáber


Uma parceria entre Unifesp - Campi Baixada Santista e Guarulhos -
&
Ubuntu Formação Continuada em Psicanálise
<https://www.ubuntupsicanalise.com/>

Atividade de Extensão
PROEC – Pró-Reitoria de Extensão e Cultura

Transmissão pelo Youtube no canal Ubuntu Psicanálise.
A plataforma do YouTube suporta todas as pessoas envolvidas.

Dia: 15 de março de 2021
Horário: 18 horas às 20h30

Público-alvo: público em geral; estudantes da graduação e da pós-graduação; profissionais da saúde.

Trata-se de um evento online e aberto para a comunidade que versará sobre a teoria dos sonhos na abordagem psicanalítica em suas articulações com o conceito de Indústria Cultural, cunhado pelos filósofos Max Horkheimer e Theodor Adorno.

"Indústria Cultural e produção onírica no contemporâneo: Aula Aberta com Tales Ab´Sáber" se refere à atividade que será oferecida na disciplina "Tópicos Avançados Sonhos, Juventudes e Psicanálise II" vinculada ao Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências da Saúde. O evento articula atividades de ensino, pesquisa e extensão e tem como objetivo apresentar as possíveis articulações entre a Teoria dos Sonhos, de Sigmund Freud, e as produções dos autores da Teoria Crítica da Sociedade, com especial atenção aos textos “Indústria Cultural” de Max Horkheimer e Theodor Adorno e “Teoria Freudiana e o Padrão da Propaganda Fascista”, de Theodor Adorno. A questão problematizadora da aula é: quais seriam os impactos das manifestações culturais e artísticas no modo de sonhar das juventudes no contemporâneo? Para ilustrar a discussão serão apresentadas narrativas oníricas coletadas nas “Rodas de Conversa Sobre Sonhos”, ação de extensão vinculada ao Projeto Extensionista “Arte e Sonho: abordagem psicanalítica nos modos de cuidar das juventudes”. Trata-se do exercício de um método de investigação social, radical e crítico na produção de conhecimentos. O livro “A música do tempo Infinito”, de Tales Ab´Sáber, também apoiará o desenrolar da conferência. O evento é aberto para a comunidade acadêmica e pessoas de todo o país que tenham interesse na temática dos sonhos em suas articulações com o contexto sócio-histórico e político. Trata-se de construir, no ambiente online, um clima de reflexão sobre os conteúdos oníricos que são mobilizados em contexto de pandemia e crise sanitária, humanitária, econômica e política no Brasil contemporâneo. Cabe ressaltar que este evento de extensão está vinculado ao Projeto de Extensão Arte e Sonho: abordagem psicanalítica nos modos de cuidar das Juventudes que prevê, como uma de suas ações, encontros com o grupo de estudos e pesquisas "Sonhos, Juventudes e Psicanálise" organizado em encontros quinzenais.

Tales Ab’Sáber é psicanalista. Formado em Cinema pela Escola de Comunicações e Artes da USP, por onde é mestre em Artes. Psicólogo pelo Instituto de Psicologia USP, onde defendeu Doutorado sobre clínica psicanalítica contemporânea. É membro do Departamento de Psicanálise do Instituto Sedes Sapientiae e professor de Filosofia da Psicanálise no Curso de Filosofia da Unifesp. Tem trabalhos publicados em revistas especializadas e também na grande imprensa. Em 2005 recebeu o Prêmio Jabuti na categoria Melhor Livro de Psicologia, Psicanálise e Educação com o livro O Sonhar Restaurado - Formas do Sonhar em Bion, Winnicott e Freud (Ed. 34).

Inscrições para receber certificados a partir do dia 1º de março no site <https://sistemas.unifesp.br/acad/proec-siex/index.php?page=INS&acao=2&code=19447>

Organização:

Coordenadora responsável: Jaquelina Imbrizi – Professora Associada II da Unifesp - Baixada Santista, onde desenvolve atividades na graduação e nos Programas de Pós-graduação: Ensino em Ciências da Saúde (MP) e Interdisciplinar em Ciências da Saúde (MA). Coordenadora do Projeto de Extensão Arte e Sonho: abordagem psicanalítica nos modos de cuidar das Juventudes e é responsável pela disciplina "Tópicos Avançados Sonhos, Juventudes e Psicanálise II".

Vice coordenador: Tales Ab’Sáber – Professor da Unifesp – Campus Guarulhos. Responsável pela disciplina "Tópicos Avançados Sonhos, Juventudes e Psicanálise II".


Colaboradores: Jussara de Souza Silva, Pedro Ainis Malischesqui Paegle, Caio Francisco Garrido Granello.

Coordenador externo, e Organização do canal Ubuntu: Caio Francisco Garrido Granello = diretor e criador da Ubuntu; Caio Garrido é psicanalista e escritor. Mestrando pelo Programa interdisciplinar em Ciências da Saúde pela Unifesp Baixada Santista <https://www.instagram.com/caiogarridopsicanalista/>

Canal UBUNTU PSICANÁLISE: <https://www.youtube.com/channel/UCx-jBGoMkCcqdgSF9mkL6QQ>

(Créditos das imagens no flyer eletrônico: Imagens de cenas dos filmes “Clímax” (2018), e “Enter the Void” (“Viagem Alucinante”) (2009), do diretor Gaspar Noé).

Sinopse do filme Clímax (2018) - Gaspar Noé:

Nos anos 90, um grupo de dançarinos urbanos se reúne em um isolado internato, localizado no coração de uma floresta, para um importante ensaio. Ao fazerem uma última festa de comemoração, eles notam a atmosfera mudando e percebem que foram drogados quando uma estranha loucura toma conta deles. Sem saberem o por quê ou por quem, os jovens mergulham em um turbilhão de paranóia e psicose. Enquanto para uns parece o paraíso, para outros é como uma descida ao inferno.

Sinopse do filme Enter the Void (Viagem Alucinante) (2009) - Gaspar Noé:

Oscar, um usuário de drogas pesadas, cuja irmã Linda é uma stripper, tem flashbacks de sua infância como o trauma da morte de seus pais e alucinações desconcertantes. Em uma transação de venda de drogas, Oscar é morto pela polícia, mas agora ele pode flutuar acima e olhar para baixo: no sofrimento de sua irmã e sobre a vida, mesmo em um nível molecular. As cores do espectro podem ser bonitas. E o que dizer da vida após a morte, há apenas mais de um vazio?

pastedImage0

pastedImage1

pastedImage2