Entre a universidade e o jornalismo: trocas e disputas no Brasil contemporâneo

O evento acontecerá no dia 14 de outubro, às 18h.

A partir dos pontos em comum nas pesquisas que desenvolvem, Aline Chiaramonte e Allana Meirelles propõem uma reflexão sobre as trocas estabelecidas entre o jornalismo e a universidade.

Partem, assim, da compreensão da importância de se estudar a interseção entre diferentes campos e espaços sociais para a análise dos fenômenos e produções culturais e intelectuais no Brasil contemporâneo.

Com extensas investigações, incluindo a realização de entrevistas, estudos de trajetória, levantamentos de dados para composição de morfologias sociais, exames das transformações ocorridas na imprensa, nos meios de comunicação e nas universidades, as pesquisadoras buscam abordar a economia da produção de informações, opiniões e visões de mundo no país, principalmente nas últimas duas décadas, que tem impactado a política brasileira assim como os rumos da educação superior.

Por um lado, tem-se a análise da dinâmica própria ao jornalismo e às suas especializações que dá ensejo à veiculação de determinadas visões e divisões sobre a universidade pública nos principais jornais generalistas do país. Por outro, o estudo dos intelectuais midiáticos, que circulam por espaços de poder, universidade e imprensa, em uma rede de trocas, interdependências e concorrências, formulando problemáticas e visões sobre a universidade pública e a política brasileira.

Serão emitidos certificados de participação para os inscritos.

Para se inscrever clique https://tinyurl.com/3v5bbhzt

Para acessar a sala de transmissão clique https://tinyurl.com/ybv724m9

O link de transmissão é aberto para inscritos e não-inscritos, basta acessar no dia e horário da mesa.

Folder_SciCi.jpg

[Início da descrição:]

Folder com três faixas de cor.

A primeira em cinza, onde se lê, à esquerda: 14/10 18h. A informação está dentro de um retângulo de margem cor de vinho com fundo branco e letras em cor cinza.

Ao lado direito, em letras cor de vinho, lê-se:

Entre a universidade e o jornalismo: trocas e disputas no Brasil contemporâneo

Abaixo, em cor vinho, há três fotografias recortadas em círculo.

Da esquerda para a direita.

Fotografia de Allana Meirelles Vieira – FFLCH USP

Olha para a frente.

Mulher, branca, cabelos castanhos, lisos, longos.

Não é possível identificar a cor dos olhos.

O rosto é oval. Allana sorri de forma mostrar os dentes.

Vê-se também as orelhas e parte do pescoço.

Allana veste uma camiseta sem manga de cor preta. Vê-se parte do ombro direito. E um brinco de argola na orelha direita. A

orelha esquerda está coberta pelos cabelos.

Ao fundo, desfocado, a estrutura de um prédio em prédio.

Abaixo da fotografia, em letras brancas está escrito: Allana Meirelles Vieira FFLCH USP;

Ao centro, a fotografia de Dmitri Cerboncini Fernandes.

Olha para a frente.

Homem, branco, cabelos castanhos, lisos, curtos, parte da franja cobre a testa. Sorri de modo a mostrar os dentes.

Não é possível identificar a cor dos olhos.

Usa barba curta ao redor do rosto. O rosto é oval.

Vê-se também a orelha direita parte do pescoço.

Dmitri veste jaqueta e blusa pretas.

Ao fundo, um ambiente informal, com paredes de cor bege, monitor de televisão e faixas de time de futebol.

Abaixo da fotografia, em letras brancas está escrito: Dmitri Cerboncini Fernandes – ICH UFJF (debatedor)

Ao lado direito, a última fotografia é Aline Rodrigues Chiaramonte.

Olha para a frente.

Mulher, branca, cabelos castanhos encaracolados à altura dos ombros. Sorri com os lábios fechados.

Olhos castanhos. O rosto é quadrado.

Vê-se também a orelha esquerda, com um brinco escuro e pequeno. A outra orelha está coberta pelo cabelo.

Aline veste um suéter cinza de lã, deixando parte do pescoço visível .

O fundo, uma estante com livros de diferentes cores e tamanhos. .

Abaixo da fotografia, em letras brancas está escrito: Aline Rodrigues Chiaramonte FFLCH USP.

Inscrições para certificado: https://tinyurl.com/nxaz3cc6

Transmissão (sem necessidade de inscrição: https://tinyurl.com/ybv724m9

Da esquerda para a direita, estão: o logo do SciCi, o logo do IEAC e o logo da Unifesp.

[fim da descrição]