Correspondence (1897-1927) de Marcel Mauss e Henri Hubert

Evento_Dezembro.jpg

[Início da descrição]
Folder com três faixas de cor. A primeira faixa em cinza, onde se lê, à esquerda: 09/12 17h. A informação está dentro de um retângulo de margem cor de vinho com fundo branco e letras em cor cinza. Ao lado direito, em letras cor de vinho, lê-se: Correspondence (1897-1927) de Marcel Mauss e Henri Hubert
Abaixo, na faixa em cor vinho, há quatro fotografias dispostas em duas colunas e recortadas em círculo. Duas fotografias estão dispostas na primeira coluna e as outras duas fotografias estão dispostas na segunda coluna.
Na coluna esquerda, de cima para baixo: Fotografia de Christine Lorre – ao lado do nome, à esquerda e em francês – Musée d'Archéologie Nationale de Saint-Germain-en-Laye. Mulher, branca, cabelos castanhos, lisos, cortados à altura das orelhas. Não é possível identificar a cor dos olhos. O rosto é oval. Ela sorri de forma mostrar os dentes. Vê-se também as orelhas e parte do pescoço. Veste uma camiseta verde clara e um casaco escuro. Ao fundo, a estrutura de um prédio.
Abaixo, está a fotografia de Christophe Labaune - ao lado do nome, à esquerda e em francês - Collège de France. Olha para frente. Homem, branco, cabelos claros, lisos, curtos. Os lábios estão fechados e esboçam um sorriso. Não é possível identificar a cor dos olhos. Usa cavanhaque. O rosto é oval. Veste camiseta preta. Ao fundo, parede branca.
Na coluna direita, de cima para baixo: Está a fotografia de Rafael Faraco Benthien - ao lado do nome, à esquerda – CH – UFPR.
Olha para frente. Está de perfil. A fotografia foi tirada de cima para baixo. Homem, branco, cabelos castanhos longos, cortados à altura das orelhas. Está com os lábios fechados, usa óculos quadrados, e uma barba fina ao redor do rosto; O rosto é quadrado. Veste camisa branca, com as golas fechadas à altura do pescoço. Ao fundo, a parede é branca.
Abaixo, está a fotografia de Miguel Palmeira - ao lado do nome, à esquerda - FFLCH – USP (debatedor). Olha para frente. Homem, branco, calvo. Os lábios estão fechados, os olhos são claros e o rosto é oval. Veste camisa azul clara, com as golas fechadas à altura do pescoço.
Ao fundo, uma parede bege, duas telas e parte de uma planta. O ambiente parece ser uma sala. Na última faixa do folder, com fundo cinza, em letras cor de vinho, lê-se:
Inscrições para certificado: https://tinyurl.com/pspwmeaz
Link da transmissão: https://tinyurl.com/4zmj3pj9
Da esquerda para a direita, estão: o logo do SciCi, o logo do IEAC e o logo da Unifesp.
[fim da descrição]


Marcel Mauss (1872-1950) e Henri Hubert (1872-1927) participaram da revolução que fixou as bases das ciências sociais modernas. Eles estiveram juntos enquanto colaboradores da revista L'Année Sociologique, mas foram também coautores de artigos ainda hoje considerados seminais, professores da École Pratiques des Hautes Études e, não menos importante, amigos íntimos. O livro Correspondances (1897-1927), publicado em novembro de 2021 pela Editora Garnier, permite pela primeira vez entrar em contato com essa colaboração a partir da "porta de serviço", ou seja, de uma documentação que não está sujeita aos mesmos controles e às mesmas ingerências da documentação oficial. O evento colocará em contato as/os estudantes com os três editores científicos da obra: Rafael Faraco Benthien (historiador brasileiro, professor da Universidade Federal do Paraná), Christine Lorre (arqueóloga francesa, conservadora do Musée d'Archéologie Nationale de Saint-Germain-en-Laye) e Christophe Labaune (arquivista francês, instalado no Collège de France). Estes apresentarão o trabalho e responderão às questões das/dos estudantes.
Idiomas: Português e Francês.

Serão emitidos certificados de participação para os inscritos.

Inscrições: https://tinyurl.com/pspwmeaz

Transmissão: https://tinyurl.com/4zmj3pj9