Obesidade na infância e adolescência: avanços e controvérsias

Obesidade_na_infância_e_adolescencia_1.jpeg

O webinário internacional ocorre terça, 19/04 às 11h (BRT)

A obesidade deve ser considerada como uma patologia dos centros de regulação do peso que leva crianças e adolescentes ao excesso de peso. Este distúrbio é sobretudo determinado geneticamente, mas também são possíveis outras causas, como choque emocional intenso ou falta de sono prolongada. É comendo mais e se movimentando menos que essas crianças ganham peso, mas a origem desse comportamento é constitutiva e de forma alguma ligada a uma deriva deliberada de sua parte. A obesidade é uma verdadeira injustiça da natureza. Por isso, é importante esquecer os estereótipos discriminatórios que atribuem ao obeso a imagem de um adolescente jogado em seu sofá assistindo televisão enquanto se empanturra de junk food, tudo sob a aprovação benevolente de pais em educação frouxa. Essa deturpação da obesidade explica em grande parte o crescente sofrimento dos jovens obesos e suas famílias. Nesse webinar o Prof Dr Patrick Tounian, abordará os avanços e controvérsias dos conhecimentos sobre obesidade na infância e adolescência, assim como as novas abordagens de tratamento.

Palestrante: Prof. Dr. Patrick Tounian
Chefe do Departamento de Nutrição Pediátrica do Hospital Trousseau, Paris.
Presidente da Associação de Pediatras de Língua Francesa (APLF)
Chefe do Serviço Francês de Referência em Nutrição Pediátrica e Obesidade
Diretor do Diploma Universitário "Nutrição infantil e adolescente" - Faculdade de Medicina da Universidade Paris Sorbonne
Diretor do Diploma Universitário "Infância e obesidade adolescente" - Hospital Trousseau, Paris/França