Astrobiologia: A Ciência da Vida no Universo

Astrobiologia__A_ciência_da_vida_no_universo_1.jpeg

Webinário acontece nesta sexta 13/05, às 11h.

O Prof. Dr. Gustavo Porto de Mello é graduado em Astronomia pela UFRJ (1986) e doutorado em Astrofísica pelo Observatório Nacional (1996). Professor de Astronomia do Observatório do Valongo da UFRJ, desde 1993. Foi diretor do Observatório do Valongo/UFRJ na gestão 2003-2006. Sócio fundador e atual Presidente da Associação Brasileira de Astrobiologia (gestão 2022-2023). Foi secretário da Diretoria da Sociedade Astronômica Brasileira (2000-2002). Foi pesquisador visitante do European Southern Observatory, Chile, em 2000, e do Instituto de Estudos Espaciais da Catalunha, Espanha, em 2008. Participou da Comissão de Programas do Laboratório Nacional de Astrofísica e do Telescópio SOAR. Membro do Conselho Técnico Científico do Laboratório Nacional de Astrofísica (2019-2021) e do SOAR Science Advisory Committee (2019-2021). Consultor científico da FAPERJ, FAPESP e diversas universidades públicas e privadas. Sua área de pesquisa principal é a Astrofísica Estelar e Galáctica, concentrada nos temas: determinação da composição química estelar, gêmeas e análogas solares, atividade cromosférica estelar, habitabilidade planetária, exoplanetas, astrobiologia, evolução química e a estrutura da Galáxia e estrelas quimicamente peculiares. Sua área técnica de especialidade é a espectroscopia de estrelas de tipo solar. Orienta no momento quatro estudantes de iniciação científica (três bolsistas). É árbitro dos periódicos internacionais Astronomy & Astrophysics, The Astronomical Journal, The Monthly Notices of the Royal Astronomical Society e Publications of the Astronomical Society of Australia. Em 1997 descobriu a primeira gêmea solar confirmada, 18 Scorpii (HD 1463233) - a estrela mais semelhante ao Sol até então identificada (Astrophysical Journal Letters, 482, L89). Em 1999, foi co-autor de artigo confirmando um padrão de composição química para o Grupo Cinemático Ursa Maior enriquecido nos elementos pesados do processo-s. Em 2008 liderou uma análise detalhada dos parâmetros atmosféricos e estado evolutivo do sistema binário próximo de Alfa Centauri, solucionando algumas controvérsias na literatura sobre este importante sistema estelar. Em 2010 participou de um trabalho propondo a estrela Kappa Ceti como análoga solar à época do surgimento da vida na Terra, propondo essa estrela como laboratório de estudos do Sol jovem e sua interação com o Sistema Solar primevo. Publicou 50 artigos completos em periódicos internacionais arbitrados entre 1991 e 2022, com um total de 5.570 citações e índice H = 22 (base de dados ADS/NASA). Membro das Comissões G3 (Stellar Evolution), F2 (Exoplanets and the Solar System) e F3 (Astrobiology) da União Astronômica Internacional.

Para assistir: Acesse o canal da ProPGPq

Inscrições AQUI