Dia 23/6/2022, quinta-feira, às 16h
Trata-se de um evento de extensão de curta duração (total de 2h), destinado ao público/comunidade em geral, como iniciativa do “Observatório da Dinâmica Costeira” da UNIFESP/Baixada Santista, projeto de extensão institucional multi e intercampi (campus Baixada Santista e campus Zona Leste).
A palestra será seguida de debates, a ser proferida pelos professores Dr. José Raimundo Sousa Ribeiro Junior (UFABC), Dr. Daniel Henrique Bandoni (UNIFESP) e Dr. Mateus de Almeida Prado Sampaio, com tema que abordará aspectos desta temática, na interface das áreas de Geografia, Saúde Pública e Cartografia.
O evento será transmitido pelo Canal Youtube Observatório e pelo Canal Youtube PROEC.
Resumo do conteúdo:
“A elaboração deste atlas faz parte das atividades que desenvolvi como professor visitante do Centro de Práticas e Pesquisas em Alimentação e Nutrição Coletiva (CPPNAC) da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Após um ano de intenso e proveitoso trabalho, em que pude me aproximar das pesquisas e debates realizados por pesquisadores direta ou indiretamente ligados ao centro, tornou-se evidente a importância de sistematizar e representar gráfica e textualmente alguns dos dados sobre a fome e outros problemas relativos à alimentação produzidos pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e que haviam sido essenciais em minha trajetória de pesquisa. Desde o início estava claro que esse projeto só seria possível se realizado por uma equipe interdisciplinar. Por essa razão, antes mesmo de iniciar a sistematização dos dados necessários à sua elaboração, convidei Daniel Henrique Bandoni (nutricionista) e Mateus de Almeida Prado Sampaio (geógrafo) para serem coautores desta publicação. Dada minha familiaridade com os dados produzidos pelo IBGE acerca da disponibilidade domiciliar de alimentos e da fome e risco de fome (insegurança alimentar), fiquei responsável pela seleção e tratamento dos dados e pela elaboração das primeiras versões dos gráficos. Encarreguei-me também da elaboração dos textos que acompanham todos os mapas e gráficos, buscando auxiliar na compreensão dos dados e reiterar conceitos e definições que tenho utilizado para me contrapor a leituras que tendem a ocultar ou subdimensionar a fome. Mateus Sampaio responde pela elaboração dos mapas. Durante todo o processo de elaboração do atlas, o geógrafo compartilhou conosco e colocou em debate suas escolhas cartográficas, em um rico processo de produção compartilhada dos mapas. Ele trouxe para o projeto formas novas e pertinentes de representar os dados em gráficos e mapas que não haviam sido pensados inicialmente, com destaque para o mapa que busca sintetizar as situações alimentares no Brasil”.