WhatsApp_Image_2023-09-05_at_19.39.30.jpeg

No próximo dia 21, será realizado o vento "21/09 - Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência: os desafios da permanência e as possibilidades de enfrentamento".

O intuito é de reconhecer, reafirmar e refletir sobre as políticas públicas e ferramentas de inclusão social das pessoas com deficiência. A data foi oficializada no país em 2005 por meio da Lei nº 11.133, mas já era celebrada desde 1982 por iniciativa do Movimento pelos Direitos das Pessoas com Deficiência — grupo que se reúne desde 1979 para reivindicar melhorias para a vida e saúde das pessoas com deficiência.

Os convidados e as convidadas irão compartilhar suas histórias de vida e sua trajetória acadêmica, profissional e de ativismo pelos Direitos das PcDs - Pessoas com Deficiência, convidando o público a refletir sobre a necessidade de ser anticapacitista em todos os lugares da sociedade, incluindo a Universidade.

As inscrições estão abertas e vão até a data do evento.

Saiba mais sobre os convidados(as):

• Adelina Oliveira Perez - Bacharel em Serviço Social, é pós graduada em Gestão Pública e ativista do movimento de luta por direitos das pessoas com deficiência. Bailarina Cadeirante, Mãe do Matheus. Membro do Mães pela Diversidade - Movimento em defesa dos direitos dos seus filhos LGBTQIA +.
  • Alcione de Araújo Simões - Pessoa com deficiência (sequelas de poliomielite), avó de autista, bacharel em artes, bailarina de competições em dança em cadeira de rodas.  Aposentada como operadora social da prefeitura de Santos, atual presidente da associação dos deficientes físicos de São Vicente (SV), secretária do Comdef de SV e Conselheira do Condefi Santos.
  • Ana Patrícia de Oliveira - Pedagoga, professora municipal de São Vicente. É Pós-graduada Curso formação de Contadores de Histórias, pela FCE/São Paulo (2018). Iniciada na religião Candomblé Angola Congo há mais de14 anos. Militante da causa PcD, tendo sido presidente da Associação de Deficientes  Físicos de São Vicente. Bailarina Cadeirante desde 2005 e formada profissionalmente nesta modalidade em 2012, pela Secretaria de Cultura de Santos, tendo participado de apresentações artísticas e campeonatos nacionais de dança esportiva em cadeira. Integrou delegação brasileira de dança esportiva em cadeira de rodas que representou o Brasil no Campeonato Mundial de dança, em San Petersburgo - Rússia, em 2015.
  • Samuel - Formado em psicologia e bailarino cadeirante.
  • Thamy Olympio - Estudante de Serviço Social na Unifesp, 26 anos, Autista nível 1 de suporte, membra do RUA juventude anticapitalista e do coletivo LGBT+ Brenda Lee.

Dia: 21 de setembro de 2023
Local: Saguão - Unifesp - Rua Silva Jardim, 136 - Vila Matias - Santos - SP