14.08.2015 - VII Jornada SEVREST-SANTOS - Dr. Christophe Dejours

Com muita satisfação, trazemos à Unifesp e ao público o Dr. Christophe Déjours, médico do trabalho, psiquiatra, psicanalista e clínico do trabalho ligado ao Conservatoire National des Arts et Métiers - Paris. Criador da Teoria  Psicodinâmica do Trabalho e autor de diversas obras sobre o tema que são hoje conhecidas amplamente, divulgadas e utilizadas no Brasil. A psicodinâmica e a clínica do trabalho têm sido usadas como referência para pesquisadores e profissionais que procuram entender a relação do homem com o trabalho, considerando que esta pode levar tanto ao sofrimento físico e mental, cinismo, isolamento e suicídio, quanto à construção física e psíquica, cooperação e formação de coletivos de regra.

Esse evento trata de analisar o sofrimento no trabalho hoje, em um contexto socioeconômico desfavorável ao trabalhador e apresentar soluções potentes.

Cada vez mais pressionados, oprimidos e por vezes aviltados ou violentados física e moralmente pela organização do trabalho, os trabalhadores estão padecendo de doenças tanto físicas quanto mentais relacionadas ao trabalho. Pretendemos colaborar para a reflexão coletiva a respeito do tema, bem como criar condições para que os coletivos (sindicatos, cipas, docentes, estudantes, trabalhadores, sesmts, movimentos sociais) consigam reinventar e negociar possibilidades de intervenção e de resistência que diminuam a opressão e facilitem a articulação no sentido da cooperação e construção de um coletivo de regra vivo, articulado e solidário, que consigam pensar seu trabalho e organizá-lo de maneira a que as subjetividades e trajetórias individuais sejam colocadas a favor da expressividade, do bem comum e do trabalho socialmente pertinente.

Data: sexta 14/8, Horário: das 8h30min às 12h35min – Duração: 4h horas.
Local: Auditório do Sindicato dos Siderúrgicos e Metalúrgicos da Baixada, Av. Ana Costa, n. 55
Inscrições: gratuitas. Inscrições a partir do 10/8, pelo site da unifesp (abaixo), ou no dia e local do evento (vagas limitadas a 250)
Público alvo: pesquisadores, trabalhadores, profissionais da saúde, estudantes, sindicalistas e membros do controle social e interessados. Em francês, com tradução não simultânea

Atividades: Horários:
1. Credenciamento de 8h30 a 9h00;
2. Mesa de Abertura do evento de 9h00 a 9h30;
3. Conferência: Christophe Déjours de 9h30h a 10h30
4. Intervalo de 10h30 a 10h45
5. Questões e discussão de 10h45 a 12h30.

Organização: Laura Camara Lima - Coordenadora do Laboratório Interdisciplinar de Pesquisa e Intervenção em Psicodinâmica do Trabalho (projeto fapesp PPSUS 51767-7)
Departamento Saúde, Clínica e Instituição, Instituto Saúde e Sociedade
Comissão gestora local do Programa Pro-Saúde PET UNIFESP/BS