16, 17 e 18.11.2015 - 'Faremos Palmares de Novo' na III Semana da Consciência Negra da Unifesp-BS

imagem SCN 2015gigante

Começou ontem (16 de novembro) a III Semana da Consciência Negra da Unifesp-BS. A programação que prevê debates sobre as questões étnico raciais, preconceitos, tradições, além de oficinas, teatro do oprimido e lançamento do livro ‘A Luz de Luiz’, do jornalista e escritor Oswaldo Faustino.

Ontem na abertura, a Profa. Dra. Ana Barone falou do processo de pesquisa da exposição fotográfica ‘Imprensa Negra Pós-Abolição’, do CPC/USP, que integra a Semana. A Profa. Dra Sylvia Batista, diretora do Campus, anunciou a decisão da Câmara de Graduação de que as atividades da Semana da Consciência Negra entre no calendário acadêmico do campus, envolvendo a toda a comunidade da Unifesp-BS. Na sequência, houve uma mesa de debates e intervenções artísticas com poetas e militantes negras sobre vivência e estética. O evento ainda contou com uma apresentação de dança organizada pela Equipe Unifesp Mostra sua Arte, seguida de uma apresentação da Banda Agbê, retomando o batuque e o Côco de Roda. À noite, houve uma mesa de debates em que três pesquisadores negros apresentaram a trajetória teórica e política de seis intelectuais negros, dentre eles Abdias do Nascimento, Clóvis Moura, Frantz Fanon, Neusa Santos, Lélia Gonzalez e Angela Davis.

Hoje, segundo dia do vento, começou às 10h, com a oficina de teatro ‘Mulheres Negras Diante do Espelho’. Na sequência, acontecerá a palestra sobre a luta cotidiana das mulheres negras, intervenções culturais e debate sobre ‘Representatividade Negra’.
A oficina de teatro marca também a manhã do último dia do evento, 18 de novembro. Às 14h haverá um debate sobre ser negro e entrar em uma universidade Federal e o tema continuará a ser explorado na palestra ‘Vivência Sobre o Corpo Negro e Vivências de Dor’.

Para finalizar a realização do evento, o jornalista e escritor Oswaldo Faustino lançara o livro ‘A Luz de Luiz’, sobre o líder abolicionista Luiz Gama, recentemente reconhecido pela OAB como advogado.

A Semana também contará com a Exposição de trajes africanos, cedida pela Coordenadoria de Promoção da Igualdade Racial e Ética (Copire), da Prefeitura de Santos, e com oficinas de turbantes, de bonecas Abayomi e Côco de Roda.

A III Semana da Consciência Negra acontece nos dias 16, 17 e 18 de novembro, na Unifesp, que fica localizada na Rua Silva Jardim, 136, no bairro Vila Mathias.

Programação da III Semana da Consciência Negra

Segunda-feira 16/11
13H30: ABERTURA EXPOSIÇÃO CPC/USP: Imprensa negra no pós-abolição.
Ana Barone – USP
14H: QUE A UNIVERSIDADE SE FAÇA POVO VIDAS, VIVÊNCIAS E ESTÉTICAS NEGRAS
Jenyffer Nascimento (Núcleo de Mulheres Negras)
Joyce Farias (Artista Plástica - Unifesp/GRU)
Lisandra Borges (Bloco do Beco)
Urbno Bruno (Sarau Verso em Versos)
16H30: Nina Simone by Jhonny
17H: Banda Agbê
18H: Oficina de Coco de Roda
19H30: INTELECTUAIS NEGR@S DE TODOS OS TEMPOS
• ABDIAS DO NASCIMENTO E CLÓVIS MOURA
Weber Lopes (Faculdade Mauá)
• FRANTZ FANON E NEUSA SANTOS
Deivison Nkosi (Kilombagem)
• ANGELA DAVIS E LÉLIA GONZALEZ
Renata Gonçalves (Unifesp-BS)

Terça-feira 17/11
10H: OFICINA TEATRO DO OPRIMIDO: MULHERES NEGRAS DIANTE DO ESPELHO
14H: COM OS PÉS NO CHÃO E O MUNDO NAS COSTAS: A LUTA COTIDIANA DAS MULHERES NEGRAS
Alessandra Tavares (Fala Guerreira)
Dayane Rodrigues (Produtora Cultural)
Juliana Dos Santos (Quilombo Mulheres Negras)
17H: Intervenções culturais
19H30: REPRESENTATIVIDADE NEGRA IMPORTA
Allan da Rosa (Edições Toró/Mocambo da Ladeira)
Christian Moura (Uniban)
Katiara Oliveira (Kilombagem)

Quarta-feira 18/11
10H: OFICINA TEATRO DO OPRIMIDO: MULHERES NEGRAS DIANTE DO ESPELHO
14H: SOU NEGR@, ENTREI NA UNIVERSIDADE E AGORA?
16H: VIOLÊNCIA SOBRE O CORPO NEGROEXPERIÊNCIAS DA DOR
Linda Santos (Comuna Feminista Panteras Negras)
17H30: LANÇAMENTO DO LIVRO ‘A LUZ DE LUIZ’
Autografado pelo autor Oswaldo Faustino