30.03.2016 - Racismo: da exclusão ao extermínio - Evento Preparatório para o IX CNP

Segundo dados da Anistia Internacional, no ano de 2012, 56.000 pessoas foram assassinadas no Brasil. Destas, 30.000 são jovens entre 15 a 29 anos e, desse total, 77% são negros. A maioria dos homicídios foi praticado por armas de fogo, e menos de 8% dos casos chegam a ser julgados. São dados alarmantes, principalmente no que se refere aos jovens pobres pretos das periferias.

Da mesma forma, o racismo contra os indígenas pode ser manifesto no modo como são tratados como "primitivos" que precisam ser aculturados, em sua dificuldade de interação nos diversos espaços sociais e na sua luta pelo direito a terra.

Para a Psicologia tais vivências precisam ser denunciadas pois afetam fortemente as subjetividades destas populações, que sofrem violências e tem seus direitos violados.

A sociedade brasileira dita a da democracia racial, precisa vencer a invisibilidade e avançar na discussão, junto aos estudantes, acadêmicos, profissionais e a sociedade civil, para a busca do reconhecimento histórico real do povo brasileiro, levando em consideração as suas diversidades e potencialidades, com ações afirmativas, de resgate da ancestralidade, além do espírito de luta e resistência.

Este evento é preparatório para o IX Congresso Nacional de Psicologia, faz parte da Campanha Estadual de Direitos Humanos do Conselho Regional de Psicologia- SP e é uma parceria da Subsede Baixada Santista e Vale do Ribeira com o Curso de Psicologia Programa de Extensão em Direitos Humanos e Cultura de Paz. UNIFESP - Baixada Santista.

Coordenadoras: Marta Cristina Meirelles Ortiz e Mary Ueta
Moderador: Eduardo de Carvalho Martins -UNIFESP Campus Baixada Santista

Data: 30 de março de 2016
Local: UNIFESP
Endereço: Rua Silva Jardim, n° 133-136, Vila Mathias - Santos/SP

Convidados:
Brenda Barbosa: Estudante de Serviço Social UNIFESP Baixada Santista.
Deivison Mendes Faustino: Graduado em Ciências Sociais pelo Centro Universitário Santo André (2005); Mestre em Ciências da Saúde/ Epidemiologia pela Faculdade de Medicina do ABC (2010) e Doutor em Sociologia pelo Programa de Pós-Graduação em Sociologia da UFSCAR (2015). É consultor de projetos e políticas voltados à Educação para as Relações Étnico-Raciais na Escola e Equidade em Saúde. Tem experiência com formação continuada de professores, educadores e servidores públicos em geral para a identificação e combate ao racismo institucional. Já atuou em projetos de Prevenção às DST/Aids, Saúde e Direitos Sexuais e Reprodutivos, Combate ao Racismo Institucional, Africanidades e Movimento Hip-Hop. Em 2015 foi aprovado em concurso público para docente do Eixo O Ser Humano e sua Inserção Social no Campus Baixada Santista da Unifesp - Universidade Federal de São Paulo.
Ivani Oliveira: Psicóloga membro da ABRAPSO (Associação Brasileira de Psicologia Social). Núcleo do grande ABC. Compõe o Subnúcleo Psicologia e Relações Raciais no CRP-SP e atualmente é integrante da Comissão Gestora do CRP-Subsede do grande ABC.
Iris Moraes Araujo: Professora do Instituto de Saúde e Sociedade da Unifesp. Graduada (2004) e licenciada (2005) em Ciências Sociais, mestre (2007) e doutora (2015) em Antropologia Social pela USP. Seu mestrado resultou no livro Militão Augusto de Azevedo: fotografia, história e antropologia (São Paulo: Alameda, 2010). Em seu doutorado, pesquisou os Karitiana, população indígena amazônica que vive no entorno de Porto Velho (RO).
Julio Evangelista Santos Junior: Bacharel de Direito. Departamento de Igualdade Racial e Étnica da prefeitura municipal de Cubatão.
Paulo Macena: Estudante secundarista guarani. Rio Silveiras - Boraceia-SP

Evento gratuito. Vagas Limitadas.

Inscrições pelo site: http://www.crpsp.org.br/baixada/agenda/

Informações: (13) 3235-2324 baixada@crpsp.org.br